Man City está atordoado com o pequeno Bodø/Glimt em uma grande virada na Liga dos Campeões e com o Arsenal nas oitavas de final
O Manchester City perdeu por 3 a 1 no minúsculo clube norueguês Bodø/Glimt em uma das maiores reviravoltas da história da Liga dos Campeões na terça-feira, enquanto o atual campeão Paris Saint-Germain também estava no final de uma derrota inesperada no Sporting de Lisboa.
Vinícius Júnior virou apelos de seus próprios fãs para torcer marcando para o Real Madri em uma vitória por 6-1 sobre o Mônaco e Arsenal se tornou a primeira equipe a garantir a classificação direta para as oitavas de final após uma vitória por 3-1 na Inter de Milão, mantendo seu recorde de 100% na fase da liga após sete rodadas.
A equipe de superestrelas da City de Pep Guardiola ficou humilde dentro de um estádio com capacidade para 8.000 pessoas em Bodø, uma cidade pesqueira norueguesa ao norte do Círculo Polar Ártico, cujo time de futebol está jogando na Liga dos Campeões pela primeira vez nesta temporada.
O City ficou para 3 a 0 em um ponto e teve o vencedor da Bola de Ouro de 2024, Rodri, expulso no segundo tempo.
“No final, é embaraçoso,” disse o atacante norueguês do City, Erling Haaland, cuja equipe vinha de uma derrota abjeta para o Manchester United na Premier League no sábado.
Após a dobradinha de Kasper Høgh no primeiro tempo para o Bodø/Glimt, Jens Petter Hauge fez um curvel no canto superior na 58a para fazer 3 a 0. O City respondeu através de Rayan Cherki, mas as esperanças de um retorno foram danificadas logo depois por Rodri coletando dois cartões amarelos em rápida sucessão.
O City não parecia um time que teve US$ 500 milhões gastos com jogadores nos últimos 12 meses, com sua defesa frágil e atingida por lesões sendo constantemente perfurada no contra-ataque. Os anfitriões tiveram dois pretensos gols anulados para decisões estreitas de impedimento e também acertaram o travessão.
Adicione essa virada aos resultados mais improváveis ao longo dos anos na Liga dos Campeões. Eles incluem clube Moldavo Xerife vencendo o Real Madri por 2 a 1 em 2021, o Rubin Kazan vencendo por 2 a 1 no Barcelona de Guardiola em 2009, e o azarão Suíço Basel vencendo o Manchester United de Alex Ferguson pelo mesmo placar em 2011.
PSG lutando
O gol do jogador colombiano Luis Suarez aos 90 minutos rendeu ao Sporting uma vitória por 2 a 1 sobre o PSG, que —, como o City —, agora tem trabalho a fazer na rodada final da próxima semana para se classificar automaticamente para os últimos 16, terminando entre os oito primeiros e evitando a necessidade de passar pelos playoffs de duas mãos pela segunda temporada consecutiva.
Esse foi o segundo gol de Suarez no jogo. Colocou o Sporting na frente antes de um gol de empate do substituto Khvicha Kvaratskhelia.
O PSG, que se tornou campeão europeu pela primeira vez na temporada passada, caiu para quinto e o City para sétimo —, e é provável que caia depois dos jogos de quarta-feira.
Estreia Arbeloa
Alvaro Arbeloa, novo técnico do Madri, assumia pela primeira vez o comando de um jogo da Liga dos Campeões e novamente foi um clima inusitado no Estádio Santiago Bernabeu.
Parte da torcida zombou de Vinícius quase todas as vezes que ele tocou na bola, como na vitória de sábado sobre o Levante na liga espanhola. O atacante brasileiro vem tendo uma temporada abaixo do esperado e alguns torcedores o veem como um dos motivos pelos quais o técnico Xabi Alonso foi substituído na semana passada.
No entanto, a torcida da casa aplaudia Vinícius após seu gol solo que fez 5 a 0 aos 63 minutos. Kylian Mbappé, com dobradinha contra seu primeiro clube, e Franco Mastantuono, de 18 anos, já haviam marcado pelo Madri e Jude Bellingham agarrou seu sexto gol.
Madri, recorde de 15 vezes campeão, subiu para a segunda posição.
Arsenal avança
O Arsenal está agora em sua sequência de vitórias mais longa de todos os tempos na Liga dos Campeões e tem garantido um resultado entre os dois primeiros.
Gabriel Jesus marcou os dois primeiros gols dos líderes da Premier League e o homem que ele começou à frente do — Viktor Gyokeres — saiu do banco para marcar o terceiro.
Petar Sucic havia feito 1 a 1 com gol do Inter, o finalista fortemente batido última temporada que perdeu pela primeira vez três jogos seguidos na competição.
O Inter escorregou para a nona colocação.
Respite para Frank
Onze times da Liga dos Campeões já trocaram de treinador nesta temporada e de técnico do Tottenham Thomas Frank estava sendo apontado como o próximo a ir para uma partida em casa contra o Borussia Dortmund.
No entanto, o Spurs venceu por 2 a 0 o vice-campeonato de 2024, que teve o meia Daniel Svensson expulso no primeiro tempo, para dar uma trégua a Frank e passar para a quarta posição.
O dinamarquês tem sido vaiado pela própria torcida do Tottenham nos últimos jogos.
Cristian Romero e Dominic Solanke marcaram os gols do Tottenham.
Napoli em perigo
Os campeões italianos correm perigo de eliminação.
O Napoli empatou em 1 a 1 no FC Copenhague, de 10 jogadores, e caiu para o 23o lugar antes dos jogos de quarta-feira. Quem termina em 25° ou abaixo na classificação de 36 times nem se classifica para os playoffs.
O Copenhague teve o capitão Thomas Delaney expulso após um check VAR na 35a e saiu atrás para o gol de Scott McTominay quatro minutos depois. Jordan Larsson empatou.
Equipes sem-vencedores
Está se transformando em uma estreia miserável na Liga dos Campeões para o Kairat Almaty, que perdeu por 4 a 1 para o Club Brugge para ficar na última colocação na classificação de 36 times e é um dos três times sem vitória até agora.
Outro é o Villarreal, que cedeu no 89° para perder por 2 a 1 para o Ajax.