CATEGORIAS DE BASE

Palmeiras aposta em jovens da base enquanto adota cautela na chegada de reforços

Com oito atletas formados no clube atuando no Paulistão, diretoria prioriza desenvolvimento interno e segura negociações no mercado

Publicado em 19/01/2026 às 18:03
Reprodução / Instagram

O Palmeiras iniciou a temporada valorizando talentos formados em suas categorias de base. No último sábado (17), o técnico Abel Ferreira escalou o lateral Arthur Gabriel e o volante Luis Pacheco entre os titulares na vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol, pela terceira rodada do Campeonato Paulista.

Até agora, oito jovens revelados pelo clube já atuaram pelo time principal no estadual: Allan, Arthur Gabriel, Benedetti, Erick Belé, Larson, Luighi, Luis Pacheco e Riquelme Fillipi.

O protagonismo dos jovens ocorre em um momento em que o Palmeiras adota cautela na busca por reforços. A única contratação até o momento foi a do volante Marlon Freitas, ex-Botafogo.

"Não é fácil estar em uma equipe como o Palmeiras e poder apostar em jovens. Fruto desse trabalho temos conseguido um equilíbrio muito grande nas contas do clube. Estou muito contente com o desempenho e personalidade deles. É um prazer poder formar jogadores no futebol", destacou Abel Ferreira em entrevista coletiva após o triunfo sobre o Santos, na última quarta-feira (14).

Entre os destaques está o ponta Allan, de 21 anos, que vem se sobressaindo desde o ano passado e desperta interesse do Napoli. O clube italiano já apresentou uma proposta superior a 35 milhões de euros (cerca de R$ 218,5 milhões), recusada pelo Palmeiras.

O zagueiro Benedetti, de 19 anos e 1,97m, também chama atenção do mercado internacional, tendo seu nome especulado em clubes como Barcelona e Arsenal. Já soma 14 partidas pela equipe principal.

Luighi, autor do gol da vitória na estreia do Paulistão, está no clube desde o sub-11 e, aos 19 anos, é um dos nomes cogitados para negociação, segundo o portal Nosso Palestra, com interesse de equipes brasileiras e estrangeiras.

No ataque, Riquelme Fillipi, de 19 anos, integra o elenco profissional desde 2025. Com passagens pelas seleções de base, disputou quatro jogos pelo time principal e também pode ser negociado nesta janela de transferências.

Arthur Gabriel, de 20 anos, e Luis Pacheco, de apenas 17, foram elogiados por Abel Ferreira em suas primeiras oportunidades como titulares.

O meia Erick Belé e o volante Larson, que se destacaram na base, ainda buscam espaço sob o comando do técnico português. O zagueiro marfinense Koné Zie está inscrito no Paulistão, enquanto o meia Figueiredo se recupera de lesão.

O Palmeiras volta a campo nesta terça-feira (20), às 20h (de Brasília), para enfrentar o Novorizontino, pela quarta rodada do Campeonato Paulista.