Alcaraz confirma favoritismo e estreia com vitória em busca de título inédito na Austrália
Espanhol número 1 do mundo supera Adam Walton na estreia do Australian Open e segue firme em busca do primeiro título em Melbourne.
Carlos Alcaraz, líder do ranking da ATP, iniciou sua campanha no Australian Open com uma vitória convincente neste domingo. O espanhol venceu o anfitrião Adam Walton, 81º do mundo, por 3 sets a 0, com parciais de 6/3, 7/6 (7/2) e 6/2, em 2h13 de partida na Rod Laver Arena. O confronto marcou ainda a estreia de Samuel López como treinador de Alcaraz, após o fim da longa parceria com Juan Carlos Ferrero.
Com 22 anos, Alcaraz agora se prepara para enfrentar o alemão Yannick Hanfmann, 102º do ranking, na segunda rodada, marcada para quarta-feira. Hanfmann avançou ao derrotar o americano Zachary Svajda por 3 sets a 1 (7/5, 4/6, 6/4 e 7/6 (7/3)). O espanhol leva vantagem no histórico, tendo vencido os dois duelos anteriores entre eles.
“Estou muito feliz por voltar às quadras nesta temporada. Não poderia ter sido melhor jogar aqui na Rod Laver Arena”, afirmou Alcaraz após a partida. “Foi uma boa partida. Me senti ótimo e Adam fez ótimos golpes, jogou em um nível excelente, então eu precisava manter esse nível.”
Em busca de seu primeiro título no Grand Slam australiano e do sétimo troféu da carreira — já é bicampeão do US Open, Wimbledon e Roland Garros —, Alcaraz não apresentou seu melhor tênis, mas mostrou consistência para superar Walton no segundo confronto direto entre ambos.
Após vencer o primeiro set sem dificuldades, o espanhol disparou 38 winners no segundo set, recuperando-se de uma desvantagem de 1/3 e confirmando a vitória no tie-break. Walton chegou a ameaçar o favoritismo do número 1 do mundo com bons golpes de fundo, mas Alcaraz foi decisivo nos momentos importantes e fechou o jogo com autoridade.
Entre outros destaques do dia, Alexander Zverev, terceiro do ranking e vice-campeão do Australian Open em 2023, venceu de virada o canadense Gabriel Diallo, 41º, por 3 sets a 1 (6/7 (1/7), 6/1, 6/4 e 6/2). “Definitivamente, quando vi a chave, não fiquei muito feliz, para ser honesto”, comentou Zverev sobre o desafio. “Ele é muito jovem, muito talentoso e incrivelmente agressivo.”
O cazaque Alexander Bublik, número 10 do mundo, avançou ao derrotar Jenson Brooksby por triplo 6/4, conquistando sua primeira vitória no torneio desde 2022. Frances Tiafoe, 29º do ranking, também se garantiu na segunda rodada ao superar Jason Kubler por 3 sets a 0.