PREMIER LEAGUE

Matheus Cunha dá assistência e Manchester United arrasa o City na estreia de técnico

Equipe de Carrick vence clássico por 2 a 0, encerra série de empates e freia invencibilidade do rival na Premier League

Publicado em 17/01/2026 às 11:35
Matheus Cunha Reprodução / Instagram

Após uma fase turbulenta, marcada por eliminação precoce na Copa da Inglaterra, o Manchester United voltou a empolgar sua torcida na estreia do técnico Michael Carrick. Com Casemiro entre os titulares e Matheus Cunha entrando no segundo tempo, o United dominou o rival Manchester City e venceu por 2 a 0 neste sábado, no Old Trafford, pela abertura da 22ª rodada da Premier League. O time ainda teve outros três gols anulados.

Com o resultado, os Red Devils interrompem uma sequência de três empates, chegam aos 35 pontos e assumem provisoriamente o quinto lugar na tabela. Do outro lado, o City vê sua invencibilidade de 13 jogos — dez vitórias e três empates — chegar ao fim, permanecendo com 43 pontos.

O resultado também pode beneficiar o Arsenal, líder com 49 pontos, que poderá ampliar sua vantagem para nove pontos caso vença o ameaçado Nottingham Forest, ainda neste sábado, no City Ground. Para o City, a derrota marca a quarta partida consecutiva sem vitória na Premier League.

Apesar do momento conturbado, o Manchester United foi superior ao City, que não perdia desde novembro do ano passado. Carrick optou por sacar Matheus Cunha e Sesko, escalando Mbeumo no ataque, apoiado por Diallo, Bruno Fernandes e Dorgu, com Casemiro e Mainoo na proteção.

A equipe da casa soube explorar a inexperiência da defesa formada por Khuzanov e Alleyne, além das falhas dos visitantes, incluindo o experiente Rodri. Logo aos 3 minutos, Maguire acertou o travessão do City. Em seguida, Dorgu obrigou Donnarumma a fazer boa defesa, e Diallo e Bruno Fernandes tiveram gols anulados por impedimento.

No primeiro tempo, o City pouco ameaçou, com Haaland apagado e apenas uma chegada perigosa com Aké. Na etapa final, Guardiola tentou mudar o cenário ao colocar Cherki no lugar de Foden. Ainda assim, foi Casemiro quem quase abriu o placar para o United, parando em Donnarumma.

O gol dos anfitriões parecia questão de tempo. Aos 19 minutos, Bruno Fernandes puxou rápido contra-ataque, serviu Mbeumo, que finalizou cruzado para abrir o placar: 1 a 0 para o United. Mesmo em desvantagem, o City seguiu sem criatividade e pouco ameaçou o goleiro Lammens.

Aos 30 minutos, logo após entrar em campo, Matheus Cunha fez bela jogada pela direita e cruzou para Dorgu marcar o segundo do United, selando a vitória e minando qualquer reação do City. Guardiola ainda substituiu Haaland, Bernardo Silva e Doku imediatamente após o gol.

Nos minutos finais, Diallo acertou a trave de Donnarumma e Mount teve mais um gol anulado — o terceiro do United — após nova jogada de Matheus Cunha. A festa no Old Trafford foi completa, com uma atuação que surpreendeu até os torcedores mais otimistas do United.