FUTEBOL INTERNACIONAL

'Os árbitros são uma máfia', diz lendário ex-técnico de Real Madrid e Milan

Fabio Capello critica duramente a atuação dos árbitros e defende presença de ex-jogadores no VAR para decisões mais justas.

Publicado em 05/01/2026 às 10:08
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Fabio Capello, um dos técnicos mais renomados do futebol mundial, fez críticas contundentes ao atual nível da arbitragem e manifestou forte insatisfação com o tema, especialmente ao abordar as polêmicas envolvendo o uso do VAR.

Em entrevista ao jornal espanhol Marca, Capello questionou a ausência de ex-jogadores na análise de lances duvidosos e afirmou que o padrão inglês dificilmente será adotado em países como Espanha e Itália devido à resistência dos próprios árbitros.

"Os árbitros são uma máfia. Eles não querem usar ex-jogadores no VAR, atletas que conhecem os detalhes do futebol, os movimentos feitos para se defender ou parar uma jogada... Muitas vezes, tomam decisões equivocadas justamente porque não têm essa vivência", declarou o ex-treinador, que comandou clubes como Milan, Real Madrid e Juventus.

Durante a entrevista, Capello exemplificou sua crítica citando situações comuns em campo: "Um jogador é tocado no rosto, cai no chão e eles apitam. Mas por que apitar? Se eu tenho 1,90 m e o outro 1,75 m, ao me movimentar, meu braço ficará na altura do rosto dele. Então, por que apitar? Isso tudo me deixa completamente louco", desabafou.

Conhecido pelo estilo direto, Capello sugeriu que o VAR seja aprimorado, especialmente em lances polêmicos, com a presença de ex-atletas como analistas de vídeo.

"Coloque alguém lá que possa dizer ao árbitro: 'Bem, não acho que foi pênalti, ou talvez ache'. Na Uefa, analisamos 20 situações em que pênaltis foram marcados, revisadas por ex-jogadores e treinadores. Desses, seis eram realmente pênaltis e 14 não", concluiu.