FUTEBOL

A vida começa aos 59 anos para o jogador de futebol profissional mais velho do mundo

Por Associated Press Publicado em 02/01/2026 às 13:32
O atacante japonês Kazuyoshi Miura, do Suzuka, joga uma partida de futebol da JFL contra o Oita em Suzuka, região central do Japão, em 14 de julho de 2024. Kyodo News via AP, Arquivo

TÓQUIO (AP) — Ele completa 59 anos em fevereiro, e o jogador de futebol profissional mais velho do mundo tem um novo clube enquanto se prepara para sua 41ª temporada.

Este é, claro, Kazuyoshi Miura, conhecido no Japão como "Rei Kazu".

Miura anunciou esta semana sua contratação pelo Fukushima United, da terceira divisão japonesa (J-League). Ele chega por empréstimo do Yokohama FC e passou a última temporada emprestado ao Atlético Suzuka, da quarta divisão.

Ele não conseguiu marcar em sete partidas com o Suzuka.

Miura jogou profissionalmente no Brasil, Itália, Croácia, Austrália e Portugal. E, claro, no Japão. Estreou em 1986 pelo Santos, no Brasil, clube que ficou famoso graças ao astro brasileiro Pelé.

Em 2017, aos 50 anos, ele se tornou o jogador mais velho a marcar em uma partida profissional . Isso superou o recorde anterior, que pertencia ao renomado jogador da seleção inglesa Stanley Matthews.

Miura foi um dos primeiros grandes nomes do futebol japonês. Ele marcou 55 gols em 89 jogos e foi um astro da seleção japonesa na década de 1990.