Raro trompete de cerâmica de 200 anos é encontrado na Alemanha
Instrumento foi reconstruído a partir de fragmentos e pode revelar mais sobre técnicas e usos históricos na Baviera.
Um raro trompete de cerâmica, datado de cerca de 200 anos, foi descoberto em Dorfen, na Alta Baviera, e reconstruído a partir de oito fragmentos. Atualmente, a peça está praticamente completa, restando apenas o bocal e um pequeno pedaço da campana.
Com pouco menos de 44 centímetros de comprimento, o instrumento lembra os trompetes de metal em sua forma, mas trata-se de um trompete natural — ou seja, sem válvulas ou chaves, em que as diferentes notas são produzidas apenas pela tensão dos lábios, segundo o The History Blog.
O artefato foi encontrado durante uma escavação em 2022, em um fosso da cidade próximo a um dos portões. Os especialistas acreditam que o trompete poderia não ter sido usado para música, mas sim como um sistema de alerta para avisar sobre incêndios e outros perigos.
Artefatos encontrados na mesma camada arqueológica datam do final do século XVIII ou início do século XIX, período mais recente em comparação a outros trompetes de cerâmica já escavados.
"Ele pode contribuir significativamente para o conhecimento sobre as técnicas de fabricação e usos desses instrumentos, pois trompetes de cerâmica são achados arqueológicos raros na Baviera e em toda a Alemanha", afirmam os pesquisadores.
Por Sputnik Brasil