MERCADO DA BOLA

O que falta para o Palmeiras fechar a contratação de Marlon Freitas, do Botafogo?

Volante está próximo de ser anunciado pelo Verdão, mas detalhes burocráticos ainda adiam o anúncio oficial.

Publicado em 29/12/2025 às 17:25
O que falta para o Palmeiras fechar a contratação de Marlon Freitas, do Botafogo? Reprodução / Instagram

Marlon Freitas deve ser a primeira contratação do Palmeiras para 2026. O acordo entre o clube paulista, o jogador e o Botafogo está praticamente fechado, mas o anúncio oficial ainda depende de etapas burocráticas.

Para concluir a contratação, o Palmeiras aguarda que o atleta realize exames médicos — procedimento pendente, já que Marlon está de férias. A diretoria alviverde também finaliza os últimos detalhes do contrato com o Botafogo para selar a compra do volante de 30 anos.

De acordo com o GE, o Palmeiras deve adquirir 100% dos direitos econômicos de Marlon Freitas por US$ 6 milhões (cerca de R$ 33,4 milhões na cotação atual). O jogador abriu mão dos 10% a que teria direito para facilitar sua saída do Botafogo. Ele chega ao clube como reposição à saída de Aníbal Moreno, negociado recentemente com o River Plate.

Revelado pelo Fluminense, Marlon Freitas chegou ao Botafogo em 2023, após duas temporadas de destaque no Atlético-GO. Rapidamente, tornou-se titular e peça fundamental do time alvinegro. No entanto, foi alvo de críticas da torcida ao piscar para o banco de reservas durante a derrota por 4 a 3 para o Palmeiras, em duelo que marcou a queda do Botafogo na disputa pelo título do Brasileirão. O gesto foi interpretado como falta de comprometimento e colocou em dúvida sua sequência no clube.

Em 2024, Marlon recuperou o bom futebol e conquistou a braçadeira de capitão, tornando-se peça-chave nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores. Em 2025, seguiu como titular e fez dupla com Danilo, ex-Palmeiras, somando 58 jogos, um gol marcado e cinco assistências na temporada.

Marlon tinha contrato com o Botafogo até o fim de 2026 e poderia assinar um pré-contrato a partir de julho, saindo de graça. A diretoria alvinegra chegou a oferecer renovação com aumento salarial, mas o jogador optou por aceitar a proposta do Palmeiras.