FUTEBOL

Flamengo renova com Filipe Luís até 2027 e encerra novela nos bastidores

Técnico terá valorização salarial e continuidade do projeto destrava planejamento do clube para a temporada 2026

Publicado em 29/12/2025 às 08:38
Técnico Filipe L uis Arquivo

Depois muita negociação e um clima de incerteza nos bastidores, o Flamengo anunciou a renovação de contrato do técnico Filipe Luís até o fim de 2027. O acordo foi fechado a três dias do prazo final e garante ao treinador uma valorização salarial, além da permanência de toda a comissão técnica no clube.

O anúncio foi feito nas redes sociais rubro-negras com tom de comemoração. “A história NÃO vai parar de ser escrita. Ele fica até 2027!”, publicou o clube, encerrando o que internamente já era tratado como uma negociação arrastada e desgastante.

A renovação destrava o planejamento do Flamengo para a temporada 2026. Apesar de Filipe Luís já participar das decisões estratégicas, a indefinição contratual fez a diretoria segurar possíveis saídas de jogadores, temendo uma eventual troca no comando técnico. Durante o impasse, o clube chegou a mapear alternativas no mercado, como Leonardo Jardim, Artur Jorge e Thiago Motta, mas a prioridade sempre foi manter o atual treinador.

Segundo o diretor executivo de futebol, José Boto, o acordo só foi possível pela convergência de interesses entre as partes. “Havia o desejo genuíno de continuidade do projeto e disposição para construir um acordo equilibrado e sustentável, respeitando também as políticas de governança do clube”, afirmou.

A questão financeira foi o principal entrave. Filipe Luís recebia, desde que assumiu o time em outubro de 2024 após a saída de Tite, o menor salário entre os técnicos da Série A. O novo contrato prevê aumento significativo, além de ajustes em bonificações e multa rescisória.

Valorizado pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores, além da boa campanha na Copa Intercontinental, o treinador seguirá no comando enquanto o elenco se reapresenta na segunda quinzena de janeiro, já focado no Carioca, no Brasileirão e na Supercopa, marcada para o dia 24 contra o Corinthians.