FUTEBOL INTERNACIONAL

José Boto pode deixar o Flamengo após mais uma temporada por 'projeto que o agrade' na Europa

Diretor português planeja buscar novos desafios no futebol europeu após fim do contrato com o clube carioca em 2026

Publicado em 26/12/2025 às 13:03
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O diretor de Futebol do Flamengo, José Boto, sinalizou que deve deixar o clube ao término de seu contrato, previsto para o fim de 2026. Em entrevista ao Canal 11 de Portugal, que será exibida na noite desta sexta-feira, o dirigente português revelou o desejo de buscar um novo projeto em algum clube europeu a partir de 2027.

Durante a conversa, Boto foi questionado sobre a possibilidade de retornar ao futebol português. "Acho que fico mais um ano no Brasil e depois vou pensar em voltar a Portugal ou à Europa, para um projeto que me agrade", afirmou o diretor, demonstrando entusiasmo com sua trajetória no Flamengo.

Boto celebrou a conquista da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2025, sua primeira temporada no comando do futebol rubro-negro. "Foi perfeito ganhar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, algo que não é normal, só aconteceu duas ou três vezes", destacou. Além desses títulos, o Flamengo também faturou a Supercopa Rei e o Campeonato Carioca.

O contrato de José Boto com o Flamengo se encerra ao final de 2026, o que permite sua saída sem maiores obstáculos. Apesar do sucesso, o dirigente enfrentou momentos de instabilidade durante a temporada, chegando a ficar próximo de deixar o clube em julho devido a divergências políticas. O presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, foi decisivo para a permanência do diretor, que ficou desanimado após o veto à contratação do irlandês Mikey Johnston.