TENSÃO INTERNACIONAL

Coreia do Norte testa míssil de longo alcance e avança em submarino nuclear

Kim Jong-un supervisiona teste de míssil terra-ar e acompanha construção de submarino nuclear de 8,7 mil toneladas, reforçando poderio militar norte-coreano.

Publicado em 24/12/2025 às 19:30
Kim Jong-un supervisiona teste de míssil e construção de submarino nuclear na Coreia do Norte. © Sputnik / Kristina Kormilitsyna / Acessar o banco de imagens

O líder norte-coreano Kim Jong-un supervisionou o teste de um míssil terra-ar de longo alcance em um local de testes próximo ao Mar do Leste, na quarta-feira (24), conforme informou a agência estatal KCNA.

Além disso, Kim acompanhou a construção de um submarino nuclear de 8,7 mil toneladas em um estaleiro, cuja localização e data da visita não foram divulgadas pela KCNA.

No início do mês, durante uma cerimônia de boas-vindas, Kim Jong-un declarou que as forças armadas dos países ocidentais não seriam páreo para o Exército da República Democrática Popular da Coreia.

O líder enfatizou que a Força Aérea norte-coreana terá papel fundamental na dissuasão de uma possível guerra nuclear.

Em setembro, Kim destacou que a Coreia do Norte havia recebido uma "arma secreta" e alcançado avanços significativos na ciência militar, o que contribuiria para ampliar o potencial de combate do país.

Ele também ressaltou o fortalecimento contínuo das forças estratégicas e a melhoria das armas produzidas em massa, lembrando que o país realiza testes periódicos de armamentos estratégicos.

Felicitações russas

Segundo a KCNA, também nesta quarta-feira (24), o presidente russo Vladimir Putin enviou um telegrama de felicitações a Kim Jong-un.

"Em 18 de dezembro, o presidente russo Vladimir Putin enviou um telegrama de felicitações ao presidente do Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia, o estimado camarada Kim Jong-un", informou a agência em comunicado.

Por Sputnik Brasil