Governo cria Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de 2027
Nova estrutura irá coordenar ações para o Mundial de Futebol Feminino, com foco em logística e articulação com a Fifa
O Governo do Brasil instituiu, na última sexta-feira (19), a Secretaria Extraordinária para a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027. O novo órgão será responsável por coordenar as ações relacionadas ao Mundial, especialmente nas áreas de logística, governança e articulação entre órgãos públicos e a Federação Internacional de Futebol (Fifa).
De acordo com comunicado do Ministério do Esporte, a Secretaria Extraordinária, criada por meio do Decreto nº 12.789, "atuará como elo central entre o Governo Brasileiro e a Fifa para acompanhar compromissos internacionais, apoiar estados e municípios e viabilizar garantias em áreas como segurança, mobilidade urbana, telecomunicações, imigração, saúde e tecnologia da informação".
Notícias relacionadas:
- CBF confirma datas de amistosos da seleção contra França e Croácia.
- Brasil encerra 2025 na 5ª posição do ranking de seleções da Fifa.
- Corinthians vence Vasco e conquista tetracampeonato da Copa do Brasil.
“O Brasil tem tradição na realização de grandes eventos e, nesses momentos, a criação de estruturas extraordinárias garante coordenação, eficiência e transparência”, afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca. A Secretaria funcionará no âmbito do Ministério do Esporte e terá vigência até dezembro de 2027.
Segundo Cynthia Motta, secretária executiva adjunta do Ministério do Esporte e coordenadora da Copa do Mundo Feminina 2027, não serão necessárias obras de estádios. A atuação da Secretaria será focada em logística, mobilidade, aeroportos, tecnologia da informação, gramados, saúde e articulação interministerial. “É através dessa equipe criada agora que vamos trabalhar exclusivamente para colocarmos a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2027 em campo”, destacou Cynthia.