BASQUETE INTERNACIONAL

NBA e Fiba avançam em parceria para criação de liga europeia de basquete

Entidades planejam lançar competição pan-europeia de clubes já em 2026, promovendo integração e desenvolvimento do esporte no continente.

Publicado em 22/12/2025 às 12:02
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Os fãs de basquete podem ganhar, em breve, uma nova liga profissional europeia de clubes para acompanhar. A iniciativa é fruto da parceria entre a National Basketball Association (NBA) e a Federação Internacional de Basquete (Fiba), que avançou nesta segunda-feira e promete novidades já para o início de 2026.

Adam Silver, comissário da NBA, e Andreas Zagklis, secretário-geral da Fiba, anunciaram que as entidades "avançarão em janeiro" na exploração conjunta de uma liga profissional masculina pan-europeia, envolvendo equipes e grupos proprietários interessados em participar.

Segundo os dirigentes, a nova liga proporcionará às equipes das ligas nacionais filiadas à Fiba na Europa uma oportunidade de classificação anual baseada no mérito esportivo, seja por meio da Liga dos Campeões de Basquete da Fiba (BCL) ou de um torneio classificatório ao final da temporada. O calendário também será alinhado com as competições nacionais e com as seleções, permitindo que os atletas defendam clubes e seleções durante todo o ano.

NBA e Fiba informaram ainda que planejam investir recursos financeiros e apoio para o desenvolvimento contínuo do ecossistema do basquete europeu. O plano inclui o fortalecimento de ligas nacionais, academias de clubes e programas para formação de jogadores, treinadores e árbitros em todos os níveis do esporte.

"Avançar com este projeto conjunto NBA-Fiba é uma ótima notícia para a comunidade europeia do basquetebol", afirmou Andreas Zagklis, secretário-geral da Fiba. "O formato da liga respeita os princípios do modelo esportivo europeu, oferecendo a qualquer clube ambicioso do continente um caminho justo para o topo."

Segundo Zagklis, o projeto foi idealizado para fortalecer a sustentabilidade do basquete europeu, abrangendo jogadores, clubes, ligas e federações nacionais, com potencial para gerar um efeito multiplicador que beneficiará torcedores em todo o continente.

Adam Silver, comissário da NBA, também destacou o entusiasmo com a proposta. "Nossas conversas com diversas partes interessadas na Europa reforçaram nossa crença de que existe uma enorme oportunidade em torno da criação de uma nova liga no continente. Juntamente com a Fiba, esperamos dialogar com clubes e grupos de investidores que compartilhem nossa visão sobre o potencial do basquete na Europa."