Seleção brasileira encerra 2025 em quinto lugar no ranking da Fifa; Espanha assume liderança
Brasil sobe duas posições sob comando de Ancelotti e fecha o ano entre as cinco melhores seleções do mundo, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira.
A seleção brasileira encerra 2025 em alta no cenário internacional, ocupando a quinta posição no ranking da Fifa divulgado nesta segunda-feira (XX/XX). Sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti, a equipe nacional recuperou terreno após ter figurado em sétimo lugar em setembro, renovando as esperanças dos torcedores para a Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
A nova lista da Fifa mantém poucas alterações em relação à última atualização, feita em novembro. A Espanha lidera o ranking, seguida por Argentina, França e Inglaterra — seleções apontadas por especialistas como favoritas ao título mundial de 2026.
Logo atrás das quatro primeiras colocadas aparece o Brasil, que busca o sonhado hexacampeonato e pode enfrentar adversários do Top 10 já na fase de grupos do próximo Mundial. Marrocos, que disputa a Copa Africana das Nações, deverá ultrapassar a Croácia (atual 10ª colocada) após a vitória sobre Comores na estreia. A mudança, porém, só será oficializada na próxima atualização do ranking.
Entre os adversários do Brasil no continente norte-americano, a Escócia ocupa a 36ª posição e o Haiti está em 84º lugar no ranking.
Voltar ao topo do ranking é um dos objetivos da seleção brasileira, que chegou à sua pior posição na década em setembro, quando foi sétima colocada — a pior desde o nono lugar em 2016. Para se preparar melhor, a comissão técnica tem priorizado amistosos contra seleções de alto nível visando chegar forte à Copa do Mundo.
Após encerrar 2025 com vitória por 2 a 0 sobre Senegal e empate em 1 a 1 com a Tunísia, o Brasil se prepara para enfrentar potências europeias em solo norte-americano. Em março, a seleção encara a vice-campeã mundial França, em Foxborough, e a Croácia, adversária que eliminou o Brasil no Catar, em Orlando. Os confrontos estão marcados para os dias 26 e 31 de março.
A estreia contra Marrocos, favorito na Copa Africana das Nações, promete ser um desafio. Os marroquinos venceram Comores por 2 a 0 na abertura do torneio, mas demonstraram dificuldades. Um bom desempenho nos amistosos contra europeus será fundamental para elevar ainda mais a confiança do elenco brasileiro. Até o início da Copa, um amistoso em território nacional ainda deve ser agendado.
Confira o Top 10 do ranking da Fifa divulgado nesta segunda-feira:
1º - Espanha - 1.877,18 pontos
2º - Argentina - 1.873,33
3º - França - 1.870
4º - Inglaterra - 1.834,12
5º - Brasil - 1.760,46
6º - Portugal - 1.760,38
7º - Holanda - 1.756,27
8º - Bélgica - 1.739,71
9º - Alemanha - 1.724,15
10º - Croácia - 1.716,88