DESTAQUE CRUZMALTINO

Rayan se firma com Diniz e lidera o Vasco rumo à final da Copa do Brasil

Atacante de 19 anos, revelado na base e filho de ex-zagueiro do clube, vive grande fase e é esperança vascaína diante do Corinthians.

Publicado em 21/12/2025 às 12:40
Rayan se firma com Diniz e lidera o Vasco rumo à final da Copa do Brasil Reprodução / Instagram

Com apenas 19 anos, o atacante Rayan se destacou em 2025 e tornou-se um dos principais nomes do Vasco. De promessa das categorias de base, o jovem assumiu papel de protagonista na campanha que levou o clube à decisão da Copa do Brasil contra o Corinthians.

Velocidade, explosão, drible e versatilidade são marcas registradas do jogador, que se consolidou como símbolo do Vasco em 2025. O talento do atacante chamou tanto a atenção que Gilberto, ex-lateral vascaíno, chegou a compará-lo ao início de carreira de Adriano "Imperador".

"Lembra, sim (o Adriano), no início de carreira, lembra muito. O Rayan é filho do Valkmar, foi zagueiro do Vasco, eu tive vários embates com ele quando jovem no America e depois joguei junto com ele no Vasco, e sempre foi um jogador muito forte. Era zagueiro forte, que tinha um físico muito apurado, e acho que o Rayan vem dessa mesma linhagem, é um jogador muito forte, tem uma potência muito forte com o pé esquerdo, bate bem na bola, finaliza bem, é veloz", destacou Gilberto em entrevista à ESPN.

Com a chegada do técnico Fernando Diniz no meio da temporada, Rayan ganhou mais espaço, conquistou a titularidade e tornou-se peça fundamental no esquema do treinador.

Em 55 jogos no ano, o atacante marcou 20 gols e deu uma assistência. O desempenho elevou seu valor de mercado, que saltou de 10 milhões de euros no fim de 2024 para 25 milhões em dezembro, segundo o site Transfermarkt.

Rayan, porém, carrega o Vasco em sua história desde a infância. Criado na Barreira do Vasco, comunidade próxima a São Januário, ele cresceu imerso no ambiente vascaíno. Filho de Valkmar, ex-zagueiro multicampeão pelo clube na década de 1990, o jovem conhece como poucos o significado de defender as cores cruzmaltinas.

"Minha família inteira é da Barreira. Estou no Vasco desde os seis anos. Praticamente cresci lá dentro, quase nasci lá dentro. É muito gratificante estar jogando, fazendo parte disso. Sair da Barreira e estar no Vasco, onde meu pai jogou, teve uma história. Agora está dando tudo certo", contou Rayan em entrevista à Globo.

Após uma temporada brilhante, Rayan busca neste domingo, 21, no Maracanã, fazer parte de um dos capítulos mais importantes da história recente do Vasco: a conquista da Copa do Brasil de 2025. Para o atacante, o mais importante é ajudar o clube a vencer o Corinthians e entrar para a galeria de heróis cruzmaltinos, independentemente do papel que desempenhar na decisão.