PREMIER LEAGUE

Haaland brilha, City vence West Ham e assume liderança provisória pressionando o Arsenal

Norueguês marca dois gols e dá assistência em vitória tranquila do Manchester City, que assume a ponta e aguarda tropeço do Arsenal.

Publicado em 20/12/2025 às 14:02
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

Erling Haaland segue decisivo na Premier League. O atacante norueguês marcou dois gols e ainda contribuiu com uma assistência na vitória do Manchester City por 3 a 0 sobre o ameaçado West Ham, de Lucas Paquetá, neste sábado (17), no Etihad Stadium, pela 17ª rodada do Campeonato Inglês.

Com o resultado, o City alcança a liderança provisória da competição, somando 37 pontos e pressionando o Arsenal, que tem 36 e ainda joga neste sábado, às 17h (horário de Brasília), contra o Everton, em Liverpool. Já o West Ham, comandado por Nuno Espírito Santo, permanece com 13 pontos e segue na zona de rebaixamento para a EFL Championship.

O time de Pep Guardiola construiu o placar com autoridade. Após 45 minutos iniciais, já vencia por 2 a 0, controlando o jogo diante de um West Ham limitado. Os donos da casa mantiveram a posse de bola, sufocando o adversário e impedindo qualquer reação.

Haaland, que tem o West Ham como sua principal vítima na liga — já são 11 gols marcados —, precisou de apenas quatro minutos para abrir o placar, aproveitando rebote do goleiro Areola. O norueguês também foi o garçom do segundo gol, ao dar sua quarta assistência na temporada para Reijnders ampliar aos 38, após jogada iniciada com Paquetá perdendo a bola para Cherki.

No segundo tempo, o West Ham esboçou reação e testou Donnarumma duas vezes logo nos primeiros minutos, algo que não havia feito antes. Guardiola mexeu no time para dar mais velocidade, e, aos 23 minutos, o brasileiro Savinho, recém-entrado, iniciou a jogada do terceiro gol, marcado por Haaland — seu 19º em 17 jogos na atual Premier League.

Com a vitória encaminhada e a liderança provisória garantida — que pode se tornar definitiva caso o Arsenal tropece —, o City administrou o ritmo na reta final, pensando na sequência de jogos que inclui visitas ao Nottingham Forest, no próximo sábado (27), e ao Sunderland, em 1º de janeiro.

Resultados deste sábado na Premier League:

Newcastle 2 x 2 Chelsea

Bournemouth 1 x 1 Burnley

Brighton 0 x 0 Sunderland

Manchester City 3 x 0 West Ham

Wolverhampton 0 x 2 Brentford