PREMIER LEAGUE

Chelsea reage no segundo tempo e João Pedro garante empate com o Newcastle

Time londrino busca igualdade após sair perdendo por 2 a 0; brasileiro marca e evita derrota fora de casa

Publicado em 20/12/2025 às 11:37

Em uma partida marcada por dois tempos distintos, o Chelsea arrancou um empate por 2 a 2 diante do Newcastle, neste sábado, no estádio St. James Park, pela abertura da 17ª rodada da Premier League. Os anfitriões chegaram a abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas não resistiram à pressão dos visitantes na etapa final e viram o brasileiro João Pedro marcar o gol que selou a igualdade.

O resultado não foi satisfatório para nenhuma das equipes. O Chelsea, com 29 pontos, pode ver os adversários diretos se distanciarem na tabela — está quatro pontos atrás do Aston Villa, terceiro colocado, e sete do líder Arsenal, que ainda enfrenta o Everton neste sábado, às 17h (de Brasília). Já o Newcastle soma 23 pontos e permanece no meio da classificação.

Apesar da reação, o time comandado por Enzo Maresca chegou ao quarto jogo sem vencer nas últimas cinco rodadas da Premier League (uma vitória, três empates e uma derrota). Com isso, até a quarta posição passa a estar ameaçada, já que Crystal Palace, Manchester United, Liverpool e Sunderland somam 26 pontos e ainda têm um jogo a menos.

No primeiro tempo, os donos da casa imprimiram ritmo intenso e aproveitaram as falhas defensivas do Chelsea. Sob a liderança do capitão Bruno Guimarães, o Newcastle abriu o placar logo aos 3 minutos, com Woltemade aproveitando sobra na área. Aos 19, o atacante alemão ampliou, explorando novamente os espaços na defesa adversária.

Sem Estêvão, desfalque por lesão muscular, o Chelsea só conseguiu reagir nos 15 minutos finais da etapa inicial, quando passou a pressionar em busca do gol. Ainda assim, foi para o intervalo no prejuízo, após Woltemade desperdiçar a chance de marcar o terceiro, cara a cara com o goleiro Sánchez.

Na volta do intervalo, o Chelsea mostrou outra postura e rapidamente descontou: aos 3 minutos, Reece James fez belo gol de falta, sem chances para Ramsdale. O empate veio aos 20 minutos, quando João Pedro aproveitou ligação direta de Sánchez, superou a marcação de Thiaw e tocou na saída do goleiro.

O confronto seguiu aberto até o apito final, com o Newcastle tentando retomar a vantagem, apesar do desgaste físico, e o Chelsea apostando nos contra-ataques. As duas equipes criaram boas oportunidades, mas não conseguiram balançar as redes novamente e tiveram de se contentar com o empate.