FUTEBOL INTERNACIONAL

Manchester City já tem favorito para substituir Guardiola, aponta site

Enzo Maresca, atualmente no Chelsea e com passagem pelo City, é o principal nome cotado para assumir o comando técnico após possível saída de Guardiola.

Publicado em 18/12/2025 às 18:50
Enzo Maresca Reprodução / Instagram

O Manchester City já avalia nomes para o posto de técnico em caso de saída de Pep Guardiola ao fim da temporada 2025/2026. Segundo o site The Athletic, publicado nesta quinta-feira (18), o italiano Enzo Maresca, que atualmente dirige o Chelsea, é o principal candidato para assumir o comando da equipe.

De acordo com a reportagem, esta deve ser a última temporada de Guardiola, de 54 anos, à frente do time inglês. Por isso, a diretoria do City já se mobiliza para planejar o futuro do clube.

Apesar de ter contrato até 2027, Guardiola pode antecipar sua saída. Em maio, o treinador espanhol afirmou à ESPN que fará uma pausa na carreira após deixar o City. "Depois do meu contrato com o City, vou parar. Tenho certeza. Não sei se vou me aposentar, mas vou dar um tempo", declarou.

Do outro lado, Maresca, de 45 anos, tem vínculo com o Chelsea até 2029 e conquistou o Mundial de Clubes no meio do ano com o clube londrino. Mesmo com bom desempenho, a imprensa europeia aponta que a diretoria do Chelsea avalia a continuidade do treinador devido a recentes declarações em coletivas.

Vale destacar que Maresca já trabalhou no Manchester City, inclusive com Guardiola. Ele comandou o Sub-21 na temporada 2020/2021 e foi assistente do time principal em 2022.

Em sua curta trajetória como treinador, Maresca também dirigiu Parma e Leicester, onde conquistou o acesso à Premier League e o título da Segunda Divisão inglesa na temporada 2023/2024.

Guardiola está no comando do Manchester City há quase uma década, período em que conquistou seis títulos da Premier League, quatro Copas da Liga Inglesa, duas Copas da Inglaterra, uma Champions League, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.

Atualmente, o City ocupa a segunda colocação na tabela da Premier League, com 34 pontos, dois a menos que o líder Arsenal. O Chelsea aparece em quarto, com 28 pontos.