Torcedores tentam invadir reunião do Conselho Deliberativo durante debate sobre orçamento
Protesto interrompe sessão no MorumBis; escândalos recentes e crise financeira aumentam tensão no clube.
A reunião do Conselho Deliberativo do São Paulo, realizada nesta quarta-feira, foi encerrada antes do previsto devido à tentativa de invasão do salão nobre do MorumBis por torcedores. O encontro tinha como pauta a discussão da proposta orçamentária para 2026.
Embora o protesto não tenha sido convocado oficialmente por torcidas organizadas, participaram da manifestação integrantes da Torcida Independente, principal grupo de apoio ao clube. Para conter os ânimos e evitar conflitos, a Polícia Militar foi acionada.
Mais cedo, a Torcida Independente enviou um ofício ao presidente do Conselho Deliberativo, Olten Abreu, exigindo a exclusão dos envolvidos no chamado "esquema do camarote 3A" do quadro social do clube.
Os diretores atualmente licenciados, Mara Casares e Douglas Schwartzmann, foram flagrados em gravações discutindo um suposto esquema ilegal de venda de ingressos para o camarote 3A durante shows no MorumBis.
Em resposta, o São Paulo instaurou duas sindicâncias — uma interna e outra externa — e encaminhou o caso à Comissão de Ética do Conselho Deliberativo. Na terça-feira, o grupo Frente Democrática em Defesa do São Paulo protocolou uma notícia-fato solicitando investigação do Ministério Público.
"Gravações de áudios contundentes, testemunhos de terceiras envolvidas, não deixam dúvida que qualquer 'sindicância' externa ou interna já tem um veredicto: culpados", afirma trecho do ofício da Torcida Independente.
O documento ainda ressalta: "O torcedor são-paulino está no limite de sua racionalidade e benevolência com tantos desmandos, falcatruas, esquemas e patifarias, somados às conhecidas benesses dos vergonhosos conselheiros que muito recebem em agrados e nada entregam em são-paulinidade responsável".
A votação da proposta orçamentária do São Paulo ocorre de forma online, a partir das 22h desta quarta-feira, com encerramento previsto para as 17h de quinta-feira. O clima é de apreensão, já que o clube atravessa a maior crise financeira de sua história.
O cenário de instabilidade é agravado pelos recentes escândalos, incluindo a crise no departamento médico do clube, que veio à tona antes mesmo do caso do camarote.