FUTEBOL INTERNACIONAL

Flamengo faz jogo equilibrado com PSG, perde nos pênaltis e fica com o vice da Copa Intercontinental

Equipe carioca empata no tempo normal e prorrogação, mas é superada pelo Paris Saint-Germain nas penalidades, com destaque para o goleiro Safonov.

Publicado em 17/12/2025 às 17:07
Flamengo faz jogo equilibrado com PSG, perde nos pênaltis e fica com o vice da Copa Intercontinental Reprodução/internet

O Paris Saint-Germain venceu o Flamengo nos pênaltis e conquistou a Copa Intercontinental nesta quarta-feira, no Catar. O duelo, marcado pelo equilíbrio, terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, sendo decidido nas penalidades graças à atuação decisiva do goleiro russo Matvei Safonov, que defendeu quatro cobranças e foi o herói improvável do título europeu.

Pelo Flamengo, apenas De la Cruz converteu sua cobrança. Os demais jogadores rubro-negros pararam em Safonov, que realizou apenas seu quarto jogo na temporada. O PSG marcou com Vitinha e Nuno Mendes. Durante o tempo regulamentar, Kvaratskhelia abriu o placar para os franceses, enquanto Jorginho empatou para o Flamengo.

O PSG dominou o primeiro tempo, controlando as ações ofensivas e defensivas. O time francês parecia em ritmo superior ao adversário brasileiro e chegou a balançar as redes após um erro do goleiro Rossi, mas o gol foi anulado pelo VAR, que identificou saída de bola antes da finalização de Fabián Ruiz.

Apesar do domínio francês, o Flamengo cresceu na segunda etapa após um pênalti cometido por Marquinhos em Arrascaeta. O lance foi revisado pelo árbitro no VAR, e Jorginho converteu, devolvendo a confiança ao time brasileiro, que criou boas oportunidades com Plata, Pedro e Bruno Henrique nos minutos finais.

Preocupado com a reação do Flamengo, o técnico Luis Enrique lançou Dembélé, eleito melhor do mundo pela Fifa e France Football, mas o atacante pouco contribuiu. Marquinhos ainda teve chance de decidir no último lance do tempo normal, mas desperdiçou.

Na prorrogação, o PSG pressionou, mas pecou pelo excesso de passes e preciosismo nas finalizações. A equipe francesa não conseguiu transformar o domínio em gols, e a decisão foi para os pênaltis, onde brilhou a estrela de Safonov.

Com o título, o PSG ergue sua primeira taça da Copa Intercontinental, coroando uma temporada histórica, que já havia rendido as conquistas da Champions League, Campeonato Francês, Supercopa da França, Copa da França e Supercopa da Europa.

FICHA TÉCNICA

PSG 1 (2) x 1 (1) Flamengo

PSG – Safonov; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves; Fabián Ruiz (Ndjantou), Lee Kang-In (Mayulu Barcola); Kvaratskhelia (Mbaye), Doué (Dembélé). Técnico: Luis Enrique.

Flamengo – Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (De La Cruz), Jorginho (Saúl) e Arrascaeta (Everton); Carrascal (Pedro), Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Plata (Samuel Lino). Técnico: Filipe Luís.

Gols – Kvaratskhelia, aos 37 do 1ºT; Jorginho, aos 16 do 2ºT.

Árbitro – Ismail Elfath (EUA).

Cartões amarelos: Fabián Ruiz, Vitinha, Alex Sandro, Jorginho, Pulgar, Plata, Saúl, Juninho.

Público – 32.150.

Renda – Não divulgada.

Local – Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, Catar.