Boxe: Jucielen Romeu, Yuri Falcão e Luiz Oliveira são ouro no Paraná
Esportes, boxe, etapa da Copa do Mundo, Foz do Iguaçu, Ouro, quadro de medalhas, Jucielen Romeu, COB, Luiz Oliveira, Bolinha, Wanderley Pereira, Holyfield

O Brasil cerrou com nove medalhas a etapa da Copa do Mundo de boxe, em Foz do Iguaçu (PR), a primeira realizada no país. Ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas da Polônia (10 pódios). Após seis dias de disputa, a competição – a primeira do ciclo olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028 – chegou ao fim na noite de sábado (5), com a paulista Jucielen Romeu garantindo a medalha de ouro após derrotar a polonesa Julia Szreremeta, vice-campeã olímpica em Paris, na final da categoria até 57 quilos. No masculino, o primeiro ouro do dia foi do paulista Luiz “Bolinha” Oliveira, que venceu por nocaute o polonês Pawel Brach na decisão do título dos 60 kg. Depois, teve outro ouro do capixaba Yuri Falcão que venceu o indiano Abbinash Jamwal por decisão unânime dos juízes, na final dos 65 kg.
“Estou muito feliz mesmo. Foi minha primeira competição internacional na nova categoria e sair vitorioso, sair campeão não tem resultado melhor. É continuar o trabalho, porque é só o começo do ano, com fé em Deus vai vir muito ouro pra gente, pro Brasil. Esse ano eu voltei com outra cabeça para a seleção brasileira de boxe, é um passo de cada vez para gente chegar no objetivo mais desejado, que é Los Angeles 2028”, afirmou Falcão após a conquista, em depoimento ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Notícias relacionadas:
MAIS OURO E MAIS DANÇA! 🥇🕺
- Luiz Oliveira vence estreia na etapa da Copa do Mundo no Paraná.
- F1: Verstappen vence GP do Japão; Bortoleto termina em 19º lugar.
- Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde por 2 a 0 para os EUA.
Yuri Falcão garantiu mais um topo de pódio para o #TimeBrasil na #WorldBoxingCup , vencendo o indiano Jamwal Abhinash por decisão dos juízes.
Lutaça do brasileiro que tem nome de campeão! 🥊🇧🇷
📺 Continue assistindo às emoções do último dia da… pic.twitter.com/YWNSheKxDg —Time Brasil (@timebrasil) 5 de abril de 2025
Também chegaram à luta final pelo título o paulista Kauê Belini (75 kg) e o baiano Wanderley Pereira (80 kg), conhecido pelo apelido de Holifield. Kauê - o primeiro pugilista a derrotar um nocaute na etapa brasileira, sobre o italiano Remo Salvati na semifinal - terminou o torneio com a prata, após sofrer revés na final contra o uzbeque Fazliddin Erkinboev. Último a subir no ringue no sábado (5), Warnderley “Holifield” também levou prata: foi superado na final pelo uzbeque Javikh Ummataliev.
NOCAUTAÇO DO BRASIL! 🥊🇧🇷
—Time Brasil (@timebrasil) 5 de abril de 2025
Luiz Oliveira garantiu o ouro na #WorldBoxingCup com um nocaute lindo de esquerda contra o polonês Pawel Brach.
É o lugar mais alto do pódio pro #TimeBrasil ! 💚Coisa
linda, Luiz! 👊 #Boxe pic.twitter.com/VHk5QUNHrQ
O Brasil somou ainda quatro bronzes em Foz do Iguaçu: uma na disputa masculina com Isaías Filho (90 kg) e três na feminina com Radija Gama (48 kg), Queila Braga (70 kg) e Viviane Pereira (75 kg). A delegação nacional contornou ao todo com 16 atletas.
"A avaliação é de 100% de aproveitamento, treinamos duro para isso. O Paquito [treinador, Paco Garcia] estava aí, botando carga pesada para a gente treinada e valeu o esforço, valeu todo o treinamento", analistou Jucielen Romeu, campeã nos 57 kg.
FALA, CAMPEÃ! 🗣️
—Time Brasil (@timebrasil) 6 de abril de 2025
Jucielen Romeu, ouro na #WorldBoxingCup , falou com o #TimeBrasil logo depois do embate, comemorando o triunfo na final, vencida por decisão dos juízes.
Ela é inspiração! 🥇💪 #Boxe pic.twitter.com/OQckxinPd9