Palmeiras atropela o São Bernardo com golaços de Estêvão e vai à semifinal do Paulistão

Parecem ter ficado para trás os dias ruínas do Palmeiras, que viveu euforia com Vitor Roque na sexta-feira e festejou sua classificação neste sábado. Classificado com drama ao mata-mata do Paulistão há uma semana, o atual tricampeão paulista sobrou contra o São Bernardo e se tornou o primeiro semifinalista do Estadual. A vaga foi assegurada com um triunfo tranquilo por 3 a 0, construída graças, principalmente, ao talento de Estêvão, autor de dois golaços. O centroavante Flaco López fechou o placar em São Bernardo do Campo.
O Palmeiras disputará sua 12ª semifinal seguida do Estadual - é o único clube que conquistou a penúltima fase da competição nas 11 edições mais recentes - e terá de esperar para saber quem será seu rival. Há a possibilidade de um clássico contra São Paulo ou Santos. O Corinthians é certo que não pode enfrentar.
Enquanto Paulinho não se recupera da cirurgia na perna direita pelo que passou em dezembro e Vitor Roque, o contratado mais cara do futebol brasileiro, não chega a São Paulo, é Estêvão quem decide. Sua talentosa perna deixou fácil um jogo que poderia ser difícil e nervoso. Não foi também graças à ótima atuação coletiva da equipe de Abel Ferreira, talvez a sua melhor no ano, em uma noite em que dominou e venceu com autoridade o tempo que conseguiu a segunda melhor campanha do Estadual na fase de grupos.
Duas belíssimas conexões da joia palmeirense de 17 anos, ambas no primeiro tempo, retornaram às redes e deixaram o Palmeiras sossegado no Estádio 1º de Maio. Na primeira, aos 15, acertou chute violento perto do ângulo do goleiro. Na segunda, nos acréscimos, falta alguém para tabelar na ponta direita. Como não achei, decidi seguir sozinho até finalizar com curva no canto direito e ver a bola entrar no único espaço possível.
O jogo quase resolvido, a impotência de São Bernardo e a organização do Palmeiras permitiram que os visitantes, despreocupados, administrassem sem problema a vantagem criada no primeiro tempo. Sempre apaixonado pela ponta direita, Estêvão quis voltar pra casa com três gols e continuou sua jornada de inspiração. Parou no goleiro Alex Alves em uma tentativa e depois até balançou a rede, só que, como estava impedido, o lance foi anulado.
O garoto não fez o terceiro, mas quem pediu até mais que ele, fez. O contestado Flaco López, que agora tem a sombra do astro Vitor Roque, definindo o placar com um dos cabeceios mais simples de sua carreira. Alex Alves falhou e ao argentino não teve que mais fazer mais do que resgatar de cabeça para a rede.
FICHA TÉCNICA:
SÃO BERNARDO 0 X 3 PALMEIRAS
SÃO BERNARDO – Alex Alves; Hugo Sanches, Hélder, Matheus Salustiano, Augusto (Foguinho) e Pará; Emerson Santos (Lucas Rian), Lucas Lima e Romisson; Guilherme Queiroz (Fabrício Daniel) e Léo Jabá (Lucas Tocantins). Técnico: Ricardo Catalá.
PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Micael (Bruno Fuchs) e Vanderlan; Emiliano Martínez (Aníbal Moreno), Richard Ríos e Raphael Veiga; Estêvão (Mayke), Facundo Torres (Felipe Anderson) e Flaco López (Thalys). Técnico: Abel Ferreira.
GOLS - Estêvão, aos 15 e aos 46 minutos do primeiro tempo. Flaco López, aos 12 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Marcos Rocha, Matheus Salustiano.
ÁRBITRO - Matheus Delgado Candançan.
RENDA E PÚBLICO - Não disponível.
LOCAL - Estádio Municipal 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).