TÊNIS

João Fonseca 'fura' quali, entra na chave do Aberto da Austrália e enfrentará nº 9 do mundo

Publicado em 09/01/2025 às 07:36
João Fonseca 'fura' quali, entra na chave do Aberto da Austrália e enfrentará nº 9 do mundo Reprodução

João Fonseca vai disputar a chave de um Grand Slam como profissional pela primeira vez em sua carreira. Na madrugada desta quinta-feira, o jovem tenista brasileiro venceu a terceira partida no qualifying e assegurou a presença na chave principal do Aberto da Austrália, em Melbourne. Fonseca já sabe contra quem fará sua estreia: o russo Andrey Rublev, atual número nove do mundo.

O brasileiro, número 113º do mundo, entrou na chave australiana ao superar o argentino Thiago Agustín Tirante por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1, em 1h14min de confronto. Tirante, de 23 anos, é o atual 115º do ranking, mas já apareceu no 90º posto, no ano passado.

Foi a 13ª vitória consecutiva do brasileiro, que vem de dois títulos consecutivos. Antes do Natal, foi campeão do Torneio Next Gen, que reuniu os oito melhores do mundo com até 20 anos de idade na Arábia Saudita - foi o primeiro sul-americano a levantar esse troféu. E, na primeira semana deste ano, ele foi campeão do Challenger de Camberra, na Austrália.

O novo triunfo deixa o brasileiro mais perto do Top 100 do ranking, uma das principais metas para tenistas da idade de Fonseca. Exibindo rápido crescimento nos últimos três anos, o jovem atleta tem status de promessa mundial do tênis. E, neste embalo, terá a oportunidade de mostrar seus recursos logo em sua estreia na chave principal.

Em jogo com data ainda a ser definida, Fonseca estreará diretamente contra um tenista do Top 10. Rublev, de 27 anos, é o número nove mundo. Chegou a ser o quinto do ranking em 2021 e vem de oscilações nas últimas temporadas. No ano passado, levantou dois troféus, um deles de peso, o Masters 1000 de Madri - também foi campeão em Hong Kong e vice no Masters 1000 do Canadá.

O confronto com o russo foi definido por sorteio também nesta madrugada, logo após o fim das partidas do qualifying, a fase preliminar que distribui as últimas vagas na chave principal. Fonseca entrou na chave principal de um Grand Slam em sua terceira tentativa. No ano passado, acabou sendo eliminado no quali de Wimbledon e do US Open, quando caiu na última rodada.

Como juvenil, o brasileiro foi campeão do Grand Slam americano em 2023, em sua "despedida" da categoria dos mais jovens. A partir de 2024, ele entrou de cabeça no mundo dos profissionais, gerando expectativa na torcida brasileira pelas performances sólidas, a principal delas exibida no Rio Open.

Nesta quinta, Fonseca manteve o alto nível apresentado em suas duas primeiras partidas do quali. Após atuações arrasadoras nas rodadas iniciais, ele precisou suar mais para vencer Thiago Agustín Tirante. Fonseca salvou cinco break points e faturou quatro quebras. Disparou 23 bolas vencedoras, contra 13 do argentino. E cometeu menos erros não forçados: 15 contra 28.

MONTEIRO TAMBÉM AVANÇA

Também na madrugada desta quinta, Thiago Monteiro venceu sua terceira partida e assegurou seu lugar na chave principal do Aberto da Austrália. O número dois do Brasil bateu o belga Kimmer Coppejans também por 2 a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.

Monteiro vai estrear na chave principal contra o veterano japonês Kei Nishikori, que vem retornando aos poucos ao circuito após uma série de problemas físicos nos últimos anos. Ele é o atual 74º do ranking, enquanto Monteiro é o 106º.

Com Monteiro e Fonseca, o Brasil terá três tenistas na chave masculina. Thiago Wild, por ter melhor ranking, entrou diretamente. E o 76º do mundo fará sua estreia contra o húngaro Fabian Marozsan (57º). Na chave feminina, o País será representado por Beatriz Haddad Maia (16ª), que estreará contra a argentina Julia Riera (147ª).