TÊNIS

Holger Rune cai na estreia em Brisbane, atual campeão avança e Thompson bate Berrettini

Publicado em 30/12/2024 às 14:12
Holger Rune Reprodução / Instagram

O torneio de Brisbane, que abre a temporada masculina de 2025 na Austrália e que tem o sérvio Novak Djokovic como grande atrativo, começou nesta segunda-feira com queda do terceiro favorito, Holger Rune, o campeão Grigor Dimitrov mostrando força e local Jordan Thompson levando a melhor em confronto direto com Matteo Berrettini.

Em queda livre no circuito, Rune foi presa fácil para o checo Jiri Lehecka, caindo em sets diretos, parciais de 7/5 e 6/3 em somente 1h26 de jogo. Depois de ser quebrado e ficar com 3 a 1 de desvantagem, o 28º colocado do ranking até conseguiu reagir e virou para 4 a 3 no primeiro set. Mas Lehecka não se intimidou, aproveitou novo break point para abrir 6 a 5 e sacou bem, fechando a parcial em 7 a 5 com pontos diretos.

O checo manteve o bom momento na partida e foi logo abrindo 2 a 0 no segundo set ao quebrar e depois salvar três breaks para confirmar o serviço. Com novo quebra, fez 4 a 1 e depois apenas administrou, fechando o jogo com 6 a 3.

Atual campeão e segundo favorito em Brisbane, atrás apenas de Djokovic, o búlgaro Grigor Dimitrov mostrou força para superar o alemão Yannick Hanfmann também por 2 a 0, com mais trabalho e em 1h49.

O alemão chegou a quebrar o serviço para abrir 3 a 2, mas o búlgaro devolveu de imediato e a definição do primeiro set foi para o tie-break. Dimitrov foi melhor e logo abrir 6 a 3. Na terceira chance, fechou em 7/5. Duas quebras no segundo set definiram a vitória por 6 a 3, a segunda para fechar a partida.

Principal esperança dos australianos em Brisbane, Jordan Thompson teve pela frente o duro italiano Matteo Berrettini e conseguiu se impor após 2h15 de jogo e 2 a 1 no placar.

O tenista local, 26º do ranking da ATP, saiu em desvantagem, por 6 a 3, mas buscou a virada com 6 a 3 e 6 a4 para deixar o 34º do mundo pelo caminho. O outro triunfo do dia foi do chileno Nicolas Jarry sobre o argentino Mariano Navone, com 7/5 e 7/6 (9/7).