TÊNIS

Brasil também perde da China com Thiago Monteiro e duplas mistas na United Cup

Publicado em 27/12/2024 às 16:35
Thiago Monteiro Reprodução / Instagram

O Brasil fez uma péssima estreia na United Cup, torneio por equipes que abre a temporada 2025 do circuito profissional de tênis. Nesta sexta-feira, o time nacional perdeu os três jogos que disputou no confronto com a China, pelo Grupo E. Beatriz Haddad Maia, Thiago Monteiro e a dupla formada por Rafael Matos e Carolina Meligeni foram superados no primeiro dia da competição.

O time chinês selou a vitória logo no segundo jogo da série melhor de três partidas, disputadas em Perth, na Austrália. Monteiro foi arrasado por Zhizhen Zhang, número 45 do mundo: 6/3 e 6/0, em apenas 55 minutos. O tenista nacional é o atual 109º do mundo e número 1 do País no confronto, que não conta com Thiago Wild, 74º, porque voltou aos treinos nos últimos dias após cirurgia.

Com o resultado, a China abriu 2 a 0 na série, sacramentando o triunfo. Isso porque, mais cedo, Bia Haddad sofreu uma dura virada para Xingyu Gao, apenas a 175ª do ranking mundial, pelo placar de 2 sets a 1, com parciais de 5/7, 6/4 e 7/5, em 3h22min de jogo.

Aos 23 anos, a chinesa não tem títulos na carreira e seu melhor ranking foi o 164º. Já a brasileira de 28 anos é a 17ª do mundo e já figurou no Top 10. Ao longo da partida, Gao aparentou sentir dores musculares, mas não desistiu da partida e buscou uma heroica virada.

Após duas derrotas seguidas, restava ao Brasil vencer pelo menos o jogo de duplas mistas para não se complicar na chave, que tem ainda a forte equipe da Alemanha. Mas isso não aconteceu. Zhizhen Zhang e Shuai Zhang superaram Matos e Carol Meligeni em sets diretos: 6/4 e 7/5.

O resultado coloca a China na liderança da chave. O próximo confronto do grupo reunirá brasileiro e alemães, justamente os atuais campeões da United Cup. Os duelos serão disputados a partir da noite de sábado, 23h (de Brasília), e vão atravessar a madrugada de domingo.

Bia Haddad será a primeira a ir para a quadra novamente, desta vez contra Laura Siegemund, alemã que foi sua parceira de duplas em diversos torneios ao longo deste ano. O segundo jogo terá Monteiro e Alexander Zverev, atual número dois do mundo. E o confronto será fechado com uma partida de duplas mistas.

Disputada em três partidas por confronto, uma de simples masculina, uma de simples feminina e outra de duplas mistas,a United Cup serve como preparação para a temporada 2025, a começar pelo Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam do ano.

Pelo formato de disputa, apenas o vencedor de cada um dos seis grupos (três disputados em Perth e três em Sydney) garante automaticamente a presença nas quartas de final. O mata-mata terá ainda uma vaga para o melhor segundo colocado dos grupos de cada cidade.