BASQUETE

Após cinco jogos, Raulzinho deixa Pinheiros e acerta contrato com o Barcelona

Publicado em 25/11/2024 às 10:24
Após cinco jogos, Raulzinho deixa Pinheiros e acerta contrato com o Barcelona Reprodução / Instagram

Após disputar apenas cinco jogos pelo Pinheiros, o armador Raulzinho acertou seu retorno para a Europa. Ele assinou contrato com o Barcelona e foi oficializado nesta segunda-feira. O acordo marca seu retorno ao basquete europeu e espanhol, onde já defendeu as cores do San Sebástian e Múrcia.

Depois de competir na NBA por oito temporadas, o brasileiro voltou ao seu país em outubro para defender o Pinheiros, em São Paulo. No entanto, disputou apenas cinco partidas pela nova temporada do NBB, com médias de 16,8 pontos, 5 assistências e 3,2 rebotes. Ao acertar com o Pinheiros, Raulzinho havia alertado no contrato que poderia deixar o clube antes do fim do contrato se recebesse proposta de fora do Brasil.

"Estou muito feliz com o convite do Barcelona, com a oportunidade de voltar à Espanha para vestir essa camisa. E isso só foi possível porque o Pinheiros abriu as portas para mim. Quero agradecer a todos do clube, ao presidente (Carlos) Brazolin e ao (técnico Vítor) Galvani pela oportunidade, aos meus companheiros de equipe, funcionários e sócios, pela recepção, pelo carinho, por me ajudarem, pelo apoio, para que eu pudesse voltar a jogar no meu melhor nível. Foram poucas semanas, mas suficientes para que eu entendesse porque é um dos clubes de referência no esporte no País", declarou o jogador.

Raulzinho havia sido convocado para defender a seleção brasileira nas partidas contra Uruguai e Panamá pelas Eliminatórias da AmeriCup 2025, em Belém, nos últimos dias. Mas pedira dispensa alegando "motivos pessoais".

O brasileiro já assinou contrato e passou pelos exames médicos no Barcelona. Ele está recuperado de problemas físicos que atrapalharam seu desempenho tanto Copa do Mundo, disputada no ano passado, quanto na Olimpíada de Paris-2024.

"Já conversei com alguns jogadores, assisti aos jogos e estou preparado para ajudar o time na medida do possível. Estou no meu melhor momento dos últimos dois anos. Meu joelho se recuperou totalmente e recuperei o ritmo. Estou pronto. Lembro do esforço e penso em todos os momentos difíceis que vivi no ano passado para chegar a uma das melhores equipes da Europa como o Barça, para competir e ganhar títulos."

O armador será o quinto brasileiro a vestir a camisa do Barcelona, um dos clubes mais tradicionais do basquete europeu. Antes dele, passaram pelo time Anderson Varejão (2001-2004), Marcelinho Huertas (2011-2015), Wesley Sena (2016/2017) e Vitor Faverani (2017).