TENISTA

Laura Pigossi abre jogos Brasil x Argentina da Billie Jean King Cup

Esportes, Billie Jean King Cup, tênis, Laura Pigossi, torneio feminino, Ginásio do Ibirapuera, Bia Haddad, playoffs, qualifiers

Publicado em 14/11/2024 às 19:49

As paulistas Laura Pigossi e Beatriz Haddad abrem nesta sexta-feira (15) no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, a série de jogos Brasil x Argentina pelos playoffs da Billie Jean King Cup, principal torneio feminino de tênis entre nações. Após o sorteio nesta quinta (14), ficou definida a ordem das partidas. Pigossi (129ª no ranking de simples) estreará às 15h (horário de Brasília) contra Solana Sierra (154ª) e, na sequência, Beatriz Haddad (17ª) enfrentará Jasmin Ortenzi (274ª).

Notícias relacionadas:

No sábado (16), a ordem dos confrontos será invertida: a partir das 14h, Bia encara Sierra e, em seguida, Laura duela com Ortenzi. Para garantir vaga no qualifier (fase eliminatória) da Billie Jean King Cup, o Brasil precisa vencer ao menos três dos quatro jogos dos playoffs . No caso de empate, haverá duelo entre duplas para decidir a classificação ao  qualifier , marcada para abril de 2025. O qualifier antecede as finais entre nações de todos os continentes.

O apoio da torcida paulista pode contar a favor do quinteto brasileiro, que conta ainda com Carolina Meligeni (312ª), Ingrid Martins (85ª no ranking de duplas) e Luiza Fullana (574ª).

“Realmente eu gosto de jogar com a torcida. É a primeira vez que vou abrir o confronto. Estou muito animado de poder representar o Brasil mais uma vez aqui no Ginásio do Ibirapuera, e muito feliz com o nosso tempo, do jeito que a gente vem treinando esses dias e a nossa união. Isso é o mais importante e o que faz a diferença e, com certeza, uma atmosfera incrível vai ajudar muito”, pontuou Pigossi, medalhista de bronze ao lado de Luisa Stefani, na disputa de duplas na Olimpíada de Tóquio.

Em abril, Stefani entrou em quadra com a equipe brasileira, que tentou a classificação inédita às finais da Billie Jean King Cup. Mas o sonho precisou ser adiado: as brasileiras foram superadas pelas alemãs, que somaram três vitórias contra um do país, também no Ginásio do Ibirapuera. 

“Acho que o confronto contra a Alemanha fortaleceu muito a gente como o tempo, e somos mais qualificados. Estou me sentindo muito motivado e feliz, vivo um bom momento e me sinto competitivo para a gente jogar sexta e sábado”, garantiu o número 1 do Brasil em depoimento à Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

O retrospecto dos confrontos entre Brasil e Argentina na Billie Jean King Cup é equilibrado. Foram quatro vitórias para cada lado em oito partidas. Nas últimas delas, em 2022, Bia Haddad e Laura Pigossi venceram por 3 a 1, em Tucamán (Argentina).