CIÊNCIA E SOCIEDADE

Descobrem em antiga cidade na Turquia pingente de 1.600 anos retratando profeta Salomão (FOTOS)

Em um achado arqueológico impressionante, pesquisadores desenterraram na antiga cidade de Adrianópolis, localizada em Karabuk, no norte da Turquia, um pingente retratando o profeta Salomão.

Publicado em 13/11/2024 às 10:09
CC BY 2.0 / Klearchos Kapoutsis / East Terrace

Essa descoberta importante, que remonta a cerca de 1.600 anos, foi revelada durante escavações em andamento na região. Acredita-se que o pingente teria sido usado como um amuleto em um contexto histórico que reflete a importância da figura através das principais religiões do mundo, relata Turkiye Today.

"A exibição do profeta Salomão realmente nos surpreendeu e ressalta a importância desse artefato no campo da arqueologia de Anatólia", disse Ersin Celikbas, chefe da equipe de escavação do Departamento de Arqueologia da Universidade de Karabuk.

No artefato, o profeta Salomão é retratado montando um cavalo e empunhando uma lança para derrotar o mal, referindo-se à vitória simbólica sobre as trevas.

O especialista apontou que a proeminência de Salomão no judaísmo, cristianismo e islamismo torna esse achado excepcionalmente valioso.

O pingente tem inscrições em ambos os lados, adicionando mais mistério para o achado. O lado frontal do objeto tem uma frase entalhada: "Nosso Senhor derrotou o mal", enquanto o lado reverso lista os nomes de quatro arcanjos – Azrael, Jibril, Mikail and Israfil. Essa característica única nunca foi encontrada na arqueologia anatólia, tornando a descoberta ainda mais profunda.