Zverev derrota Rune e enfrentará o anfitrião Ugo Humbert na final do Masters de Paris
O alemão Alexander Zverev e o francês Ugo Humbert venceram suas partidas, disputadas neste sábado, e disputarão o título do Masters 1000 de Paris. A decisão será neste domingo.
Além da vaga na decisão, Zverev assume a vice-liderança do ranking da ATP. Ele ultrapassou o espanhol Carlos Alcaraz e fica somente atrás do italiano Jannik Sinner. O alemão tentará conquistar seu primeiro título na competição francesa, após ter sido derrotado na final de 2020 pelo russo Daniil Medvedev.
Cabeça de chave 3, Zverev chegou à decisão pela segunda vez depois da derrota do dinamarquês Holger Rune (13º) por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 7/6 (7/4), em 1h46. Ele controlou a partida anterior do campeonato de 2022 e venceu seu terceiro confronto contra Rune em quatro disputados, minando as chances do adversário de avanço ao ATP Finals.
Zverev começou instruções e Rune precisou salvar um break point logo no seu primeiro serviço, mas a terceira cabeça de chave manteve a calma e intencionalmente o saque do dinamarquês no quarto game. Após abrir vantagem de 4 a 1 com um saque forte e poucos erros não propostos, o alemão administrou a vantagem para fechar em 6/3.
O segundo set começou equilibrado, sem chances de quebrar para nenhum dos tenistas. Zverev só cortou o saque de Rune no sétimo jogo e sacou fechar para o jogo quando venceu por 5/4, mas Rune devolveu a quebra. O alemão conseguiu garantir sua 65ª vitória na temporada no tie-break, fechando em 7 a 4.
Na outra semifinal, o francês Ugo Humbert, 18º do mundo e cabeça de chave 15, precisou de 2h45 para bater a russa Karen Khachanov (21º) por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (8/6), 6/4 e 6/3. Algoz de Carlos Alcaraz nas oitavas de final, Humbert é o primeiro francês a chegar à final do Masters de Paris desde Jo-Wilfried Tsonga, em 2011.
A partida foi marcada pelo equilíbrio. O primeiro set foi disputado jogo a jogo e Khachanov só conseguiu fechar a parcial no tie-break em 8 a 6. Apesar do jogo parelho, o tenista da casa conseguiu uma quebra no segundo set e fechou em 6 a 4, empatando por 1 a 1. No terceiro set, Khachanov, campeão em 2018, sentiu dores na coxa quando a partida marcou três jogos para cada lado e Humbert não encontrou mais dificuldades para fechar os jogos seguintes.
No torneio de duplas do Masters de Paris, Wesley Koolhof e Nikola Mektic não encontraram muita resistência para derrotar Neal Skupski e Michael Venus por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. Na decisão deste domingo, eles enfrentarão os vencedores da partida entre Max Purcell/Jordan Thompson e Lloyd Glasspool/Adam Pavlasek.
Em Riad, na Arábia Saudita, a bielorrussa Aryna Sabalenka estreou com vitória no WTA Finals. O número 1 do mundo derrotou a chinesa Qinwen Zheng (7ª) por 6/3 e 6/4, às 1h26, neste sábado, pela fase de grupos. Na outra partida da chave roxa, a italiana Jasmine Paolini, quarta colocada no ranking da WTA, venceu Elena Rybakina (5ª), do Casaquistão, por 2 a 0, parciais de 7/6 (7/5) e 6/4.