PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Cia do Chapéu celebra 24 anos com três dias de programação especial na Sede de Trocas

Publicado em 15/07/2026 às 16:06
Cia do Chapéu celebra 24 anos com três dias de programação especial na Sede de Trocas

A Cia do Chapéu celebra 24 anos de trajetória dedicados à pesquisa, criação e difusão das artes cênicas em Alagoas, com uma programação especial nos dias 23, 24 e 25 de julho, na Sede de Trocas. Durante três noites, o público poderá acompanhar espetáculos, leituras dramatizadas, exibição de documentário e uma festa de encerramento que celebra a memória, a música e os encontros construídos ao longo dessas mais de duas décadas.

A programação tem início na quinta-feira, dia 23 de julho, às 19h30, e a abertura contará com as leituras dramatizadas de “Apesar de Você” e “Alice!?”, dois espetáculos que marcaram o início da trajetória da companhia, e a exibição do documentário produzido por Larissa Lisboa, que reúne registros e memórias da trajetória do grupo.

No dia 24 de julho (sexta-feira), às 19h, o público poderá assistir o espetáculo “Pelos Poros e Pequenos Apelos”, a montagem mais atual do repertório da Cia. Inspirado na obra homônima do poeta alagoano Magno Almeida, o espetáculo aborda a experiência e os elos entre literatura e dança contemporânea, expressas na obra.

No sábado, 25 de julho, às 19h30, a programação será encerrada com a apresentação de “Toscollynos”, espetáculo musical que revisita canções populares conhecidas como “bregas”. Inspirada na estrutura de um programa de rádio, a montagem combina música, humor e narrativas afetivas, conduzindo o público por histórias de amor e memória em uma atmosfera leve e nostálgica.

Após a apresentação, será realizada uma confraternização em comemoração aos 24 anos da Cia do Chapéu, com karaokê aberto ao público. O evento também contará com a comercialização de bebidas.

“Completar 24 anos é celebrar a força do coletivo. Mesmo após tantos desafios, seguimos fazendo teatro entre pessoas que compartilham afeto, escuta e criação, vivendo um novo momento de efervescência com o projeto Sede de Trocas”, disse Magnun Angelo, sócio fundador da companhia.

Cia. do Chapéu


A Cia do Chapéu é um coletivo de artes cênicas que atua desde 2002, desenvolvendo espetáculos e projetos voltados à difusão e ao fortalecimento da produção cultural em Alagoas. Ao longo de sua trajetória, realizou oito montagens: Apesar de Você (2003), Alice!? (2006), Uma Noite em Tabariz (2009), Graças (2011), Mal (2013), Tarja Preta (2014), Alice!? (2016) e Pelos Poros e Pequenos Apelos (2025).

Além dos espetáculos, o grupo promove iniciativas voltadas à integração e ao fortalecimento da classe artística local, como Chá da Tarde (2007–2026), Jornada de Intervenções (2007–2011), I Conferência Livre de Teatro (2009), Festal (2016–2021) e Cena em Fluxo (2018–2023). A Companhia atua na realização de esquetes empresariais, produção local, contação de histórias e produções audiovisuais, como Filé de Segunda, Pílulas Poéticas, Entre'vistas, Diário de Bordo e Canto do Conto.

Ao longo da sua atuação, a Cia do Chapéu foi contemplada por importantes prêmios nacionais e estaduais, entre eles o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, o Prêmio Funarte de Ações Continuadas, o Algás Social e o Prêmio de Incentivo à Produção e Circulação em Alagoas. O coletivo também integra a "Rede Pavio", que articula grupos de teatro do Nordeste voltada ao fortalecimento da produção, da circulação e da atuação coletiva na região. Atualmente, desenvolve o projeto "Sede de Trocas", espaço dedicado a intercâmbios, oficinas, aulas e outras ações formativas para diferentes públicos e artistas da cena.

Programação


23 de julho | 19h30
Leitura dramatizada dos espetáculos: “Apesar de Você” e “Alice!?”
Exibição do documentário “Cia. do Chapéu” de Larissa Lisboa
Classificação indicativa: Livre

24 de julho | 19h
Espetáculo “Pelos Poros e Pequenos Apelos”
Classificação indicativa: 14 anos

25 de julho | 19h30
Espetáculo “Toscollynos” e Karaokê
Classificação indicativa: Livre

Serviço
Aniversário da Cia do Chapéu
Dias: 23, 24 e 25 de junho
Local: Sede de Trocas - Rua Clementino do Monte, 66, Farol - Maceió/AL
Entrada Franca (sujeita à limitação)
Mais informações: @ciadochapeu

Galeria de fotos