SAÚDE PÚBLICA

União dos Palmares recebe carreta de saúde da mulher para diagnóstico precoce de câncer

Publicado em 29/04/2026 às 11:42
Rafael NascimentoMS

Unidade móvel do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil, vai ofertar consultas ginecológicas, mamografias, ultrassonografias e biópsias para pacientes do SUS encaminhadas pelo município

União dos Palmares recebe, nesta quinta-feira, 30 de abril, a carreta de saúde da mulher do programa Agora Tem Especialistas, do Governo do Brasil, voltada ao diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero. O lançamento acontece às 10h, na Rua Maria Carmelita da Silva, onde a unidade móvel já está posicionada.

O início dos atendimentos será anunciado pelo superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas, Carlos Humberto Casado de Lira. A carreta vai atender pacientes do Sistema Único de Saúde, previamente agendadas e encaminhadas pelo município.

A unidade móvel está equipada para ofertar consultas ginecológicas especializadas, mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, além de biópsias. A proposta é ampliar o acesso da população feminina a exames e procedimentos especializados, principalmente em regiões onde há maior dificuldade de oferta desses serviços pela rede pública.

Segundo o Ministério da Saúde, a carreta conta com estrutura completa, incluindo insumos, equipamentos e equipe multiprofissional. O objetivo é acelerar diagnósticos, reduzir o tempo de espera por consultas e exames e fortalecer a prevenção de doenças que ainda representam grande impacto na saúde da mulher.

As carretas do programa Agora Tem Especialistas têm percorrido o país levando atendimento especializado a regiões de difícil acesso, áreas com pouca estrutura de saúde e cidades-polo. Além das unidades voltadas à saúde da mulher, o programa também conta com carretas oftalmológicas e de exames de imagem.

Desde que começaram a circular, as unidades móveis já passaram por mais de 150 regiões de saúde, atendendo pacientes do SUS em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Em União dos Palmares, a chegada da carreta representa uma oportunidade para ampliar a realização de exames essenciais à detecção precoce do câncer. No caso do câncer de mama e do câncer do colo do útero, o diagnóstico em estágio inicial aumenta as chances de tratamento eficaz e reduz riscos de agravamento da doença.

Serviço


Lançamento da carreta de saúde da mulher em União dos Palmares

Programa: Agora Tem Especialistas — Governo do Brasil
Presença: Carlos Humberto Casado de Lira, superintendente do Ministério da Saúde em Alagoas
Data: 30 de abril de 2026, quinta-feira
Horário: 10h
Local: Rua Maria Carmelita da Silva, União dos Palmares/AL

Galeria de fotos