Pão de Açúcar entra novamente no ranking das cidades mais quentes do Brasil
Município do Sertão alagoano registrou 38,4°C e apareceu em 6º lugar em lista divulgada pelo Inmet neste sábado (27)
Situado no Sertão de Alagoas e conhecido pelo clima semiárido, o município de Pão de Açúcar voltou a aparecer entre as cidades com as maiores temperaturas do Brasil. De acordo com ranking divulgado neste sábado (27) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade registrou 38,4°C e ficou na 6ª posição nacional.
Localizada às margens do Rio São Francisco, Pão de Açúcar costuma enfrentar verões longos, quentes e secos, com baixa umidade e predominância de céu aberto, condições típicas do interior nordestino. A cidade já vinha chamando atenção nos últimos meses por causa do calor extremo.
Em novembro deste ano, o município registrou 39,3°C, chegando a liderar o ranking de maior temperatura do país por dois dias consecutivos. Já em abril, o pico chegou a 39,2°C, também com repercussão nacional.
No levantamento deste sábado, o maior registro do dia foi em São João do Piauí (PI), onde os termômetros chegaram a 39°C. Logo depois aparecem Araçuaí (MG) e Morada Nova (CE), ambas com 38,8°C.
O Inmet havia emitido, ainda, um alerta de onda de calor com grau de severidade “Grande Perigo”, válido entre os dias 23 e 29 de dezembro. Segundo o órgão, o aviso indica risco à saúde, com temperaturas pelo menos 5°C acima da média por mais de cinco dias consecutivos.
Ainda conforme o Inmet, as temperaturas elevadas são consequência da atuação de uma massa de ar quente e seco, comum nesta época do ano, principalmente nas áreas do interior do país.
Ranking das maiores temperaturas registradas no Brasil no sábado (27):
São João do Piauí (PI) – 39,0°C
Araçuaí (MG) – 38,8°C
Morada Nova (CE) – 38,8°C
Ibotirama (BA) – 38,4°C
Nova Porteirinha (MG) – 38,4°C
Pão de Açúcar (AL) – 38,4°C
Três Rios (RJ) – 38,4°C
Caicó (RN) – 38,3°C
Registro (SP) – 38,3°C
Barra (BA) – 37,9°C