Prefeito JHC anuncia início das obras do Novo Mercado da Produção em Maceió
Projeto prevê ampliação do número de permissionários, melhorias estruturais e investimento de R$ 259 milhões
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (JHC), anunciou nesta terça-feira (23), por meio das redes sociais, o início das obras de construção do Novo Mercado da Produção. O comunicado ocorre dois dias após um incêndio de grandes proporções atingir a área onde funciona atualmente o equipamento público, no bairro da Levada, uma das principais zonas comerciais da capital alagoana.
Na publicação, o gestor afirmou que determinou o início imediato da obra e classificou o projeto como uma transformação histórica para a cidade. “Determinei para hoje o início das obras da construção do Novo Mercado da Produção. Mais uma mudança histórica para Maceió, que marcará o nosso futuro com mais dignidade para quem trabalha e mais esperança para quem torce pela capital de todos os alagoanos”, escreveu.
De acordo com o projeto apresentado pela Prefeitura de Maceió, o novo mercado permitirá a ampliação do número de permissionários, que passará dos atuais 1.400 para 2.084 comerciantes. A proposta contempla áreas específicas para comercialização de produtos, praça de alimentação, espaços de convivência, além de melhorias voltadas ao conforto e à acessibilidade de trabalhadores e usuários.
O planejamento estrutural inclui ainda 900 vagas de estacionamento, câmaras frias para armazenamento refrigerado, boxes com área de 16 metros quadrados, ambientes com controle de temperatura, rampas de acesso, banheiros adaptados e piso com sinalização para orientar a circulação interna.
Segundo técnicos do programa Maceió Investe, a obra está orçada em R$ 259 milhões. Os recursos serão viabilizados por meio de financiamento junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento dos Países da Bacia do Rio da Prata (Fonplata), organismo internacional que apoia projetos de infraestrutura e desenvolvimento urbano.
Ainda conforme dados da prefeitura, o Mercado da Produção recebe mensalmente cerca de 10 mil pessoas. O espaço atual foi construído há mais de quatro décadas e a requalificação do equipamento público já havia sido anunciada como um dos compromissos de campanha do prefeito JHC ainda no seu primeiro mandato à frente do Executivo municipal.