;

BLOGS

UNEAL promove 1ª edição do projeto ‘‘Cinema no Campus’’

A Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) através da Pró-Reitoria de Extensão (Proext/Uneal) promove o projeto Cinema no Campus. Idealizado pelo professor Edson Bezerra, o evento ocorrerá de 7 de abril a 26 de maio, com sessões sempre as quartas-feiras, às 19:30.

Este ano, em razão da pandemia global de Coronavírus (Covid-19), a 1ª edição do evento será totalmente on-line, e com transmissão no canal oficial da Uneal no YouTube. O Cinema no Campus é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT/UNEAL), com o apoio da Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Alagoas (ASCOM/UNEAL) e do site Alagoar. Contará com transmissões de curtas metragens, média-metragem e longa/documentário.

 ‘‘Cinema no Campus é um projeto que nasce com um duplo objetivo: o primeiro, da construção de campo específico voltado para a produção artística e cultural de um modo geral; e o segundo, nasce com o objetivo de, através do prazer estético mediado por um fazer cinema, (e, de um cinema produzido em Alagoas), possibilitar a construção de um campo artístico cultural em nossa Universidade’’, pontua o professor Edson Bezerra, idealizador do evento.

De acordo com Bezerra, o projeto Cinema no Campus, foi criado a partir de um olhar voltado para a instituição, haja visto que, alguns dos curtas-metragens que ao longo do tempo foram produzidos em Alagoas, têm sido, ou, financiados com apoio da própria Uneal (caso de ‘‘Sobrevivências’’, de Pedro da Rocha),  com a ajuda da própria instituição (‘‘A Barca’’, de Nilton Resende), sob os influxos da produção cultural de docentes da instituição (caso de Relicários de Zumba, de Pedro da Rocha), ou ainda, de curtas-metragens realizado por integrantes do corpo docente da instituição como foi o caso de ‘‘O Juremeiro de Xangô’’, de Arilene de Castro.

‘‘Pretendendo-se ser este um projeto de longa duração, em seu atual formato o projeto está inicialmente dividido em dois módulos, compondo-se cada módulo de quatro semanas’’, explica a produção do projeto.

Link do Canal das Transmissões: YouTube.com/unealoficial

Confira a programação do Cinema no Campus:

Primeiro Mês

Primeira semana: 07/04 Abertura

  1. Trem Baiano, de Robson Cavalcante e Claudemir Silva
  2. Atirou para matar, de Nuno Balducci
  3. Entre Céus, de Alice Jardim

14/04: Segunda semana

  1. Mirante Mercado, de Hermano Figueiredo
  2. Narrativas Urbanas, de Glauber Xavier

21/04: Terceira Semana

  1. História Brasileira da Infâmia (Primeira Parte), de Werner Salles Bagetti
  2. Sobrevivências, de Pedro da Rocha

28/04: Quarta Semana

  1. Mar de Corisco, de Pedro da Rocha
  2. Jorge Cooper, de Vitor Guerra

 

Segundo Mês

05/05: Primeira Semana

  1. Juremeiro de Xangô, de Arilene de Castro
  2. Relicário de Zumba, de Pedro da Rocha
  3. Nelson dos Santos, de Alberto Ferreira e Paulo Silver

12/05: Segunda Semana

  1. Memória da Vida e do Trabalho, de Celso Brandão
  2. Reflexos, de Celso Brandão

19/05: Terceira Semana

  1. Tereza, de Nivaldo Vasconcelos
  2. Furna dos Negros, de Wlademir Lima
  3. Avalanche, de Leandro Alves

26/05: Quarta Semana

  1. Memória de uma Saga Caeté, de Pedro da Rocha
  2. A Volta pela Estrada da Violência, de Aécio de Andrade

* Texto cedido por Rodrigo Rosas, da Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Texto base de Edson Bezerra, com colaboração da ASCOM UNEAL, adaptado por Vanderlei Tenório para a Tribuna do Sertão e Tribuna do Agreste.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *