;

BLOGS

Sebrae Alagoas apoia com capacitações o Projeto Potência Feminina

Uma das três instituições selecionadas no Nordeste pelo Programa Potência Feminina, realização do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME) com apoio do Google.org, braço filantrópico do Google, o Instituto Mandaver irá receber capacitações envolvendo empreendedorismo e empregabilidade. Para tal, também contará com o apoio do Sebrae Alagoas, que irá ofertar o curso de empreendedorismo. A parceria, iniciada em janeiro, vai até junho de 2022 e irá beneficiar 5 mil mulheres.

Assistente de Comunicação do Instituto Mandaver, Mirelly Pereira, destaca que o curso de empreendedorismo é destinado a mulheres que possuem um negócio ou que desejam abrir, de forma a capacitá-las para gerir bem a empresa. Já o curso de empregabilidade é destinado a mulheres que estão buscando um emprego formal, de forma a entender como ocorrem os processos seletivos, aprimorar seus conhecimentos e habilitá-las para a inserção no mercado de trabalho.

Sobre o curso de empreendedorismo, a analista da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Ana Madalena Sandes, enfatiza que o Sebrae irá atuar com a aceleração de 40 mulheres participantes, com conteúdo relacionado ao modelo de negócio Canvas, finanças básicas, vantagens da formalização, capacitações em vendas, gestão da emoção, marketing e redes sociais. Ela lembra que essa parceria é uma forma de mostrar novas alternativas para as mulheres da periferia.

“Como o Mandaver atua na periferia, essa iniciativa vai atingir muitas mulheres que perderam seus empregos e precisam sobreviver, então, o empreendedorismo vem como uma perspectiva e preparando elas para esse cenário. Às vezes elas pensam que só existe a possibilidade do emprego. Através desse projeto elas podem ver que o empreendedorismo pode ser a saída para a vida delas”, afirma.

Já Mirelly Pereira reforça a importância da parceria do Sebrae enquanto potencializador e catalisador do empreendedorismo, ajudando não somente o desenvolvimento das micro e pequenas empresas dessas mulheres, mas também impactando a vida delas em transformação social, sobretudo no cenário causado pela pandemia de Covid-19.

“Com a ajuda do Sebrae as mulheres irão adquirir a expertise necessária para gerir seu negócio e com isso deter a sua independência pessoal e financeira, transformando a sua vida, de sua família e da comunidade. Diante da pandemia que vitimizou diversas famílias brasileiras, o desemprego foi recorrente, ocasionando assim a diminuição da renda destas. A parceria do Sebrae com o Mandaver e o Instituto Rede Mulher Empreendedora (RME) irá impactar a vida das mulheres empreendedoras, gerando esperança em tempos difíceis”, pontua Mirelly.

Potência Feminina em números

Das 5 mil mulheres beneficiadas com as oficinas de capacitação, 120 delas irão para a aceleração para receber mentorias individuais e coletivas para impulsionar seus negócios. Depois das capacitações e da aceleração, para fechar o ciclo de atividades o objetivo é fornecer uma contribuição financeira para 18 negócios liderados por mulheres. Os negócios também serão acompanhados durante seis meses por meio de mentorias individuais para ajudá-las na melhor alocação desse recurso e gestão do negócio.

O programa Potência Feminina é uma parceria do Instituto Mandaver com o Rede Mulher Empreendedora, que é uma organização sem fins lucrativos com foco em causas sociais, políticas públicas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Sua atuação é voltada para geração de renda da mulher, através do empreendedorismo e empregabilidade.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *