;

BLOGS

Jasson Gonçalves – o artesão internacional de Belo Monte

Jasson Gonçalves da Silva, 66 anos de idade e uma criatividade ímpar. Conhecer o seu Jasson, foi uma aula de humanismo e simplicidade. Das suas mãos calejadas saem obras de arte que poucos seres humanos conseguem fazer. Se o barro não o eclodiu para o mundo, a madeira foi o ápice para o sucesso e imortalizar seu dom dado pelo Criador do universo.

Essa obra de arte feita de cimento, é uma das ideias do artesão Jasson, que está exposta na propriedade do nobre artesão. Numa entrevista, seu Jasson informou que há vários pedidos de imagens de santo feitas de madeira.

Um cenário legítimo de sertão. Muito comum encontrarmos nos rincões do Nordeste, encontrarmos nas zonas rurais, senhores e senhoras ainda com lata d’água na cabeça. A imagem acima pode ter várias interpretações por cada leitor desse blog.

O artesão Jasson Gonçalves do sitio Monte Santo, distante 12 km do centro da cidade de Belo Monte, tem seus trabalhos artesanais espalhados pelo Brasil e países como Itália e EUA, inclusive, em agosto de 2020 foi destaque na revista nacional CLAUDIA e em 2019 foi premiado como o Artista Popular de Arte e no próximo mês de dezembro irá receber a premiação no Museu Théo Brandão em Maceió.

A comunidade de Monte Santo é pequena, mas tem um povo educado, receptivo. Distante duas léguas do centro da cidade de Belo Monte, é berço natal do artesão internacional, Jasson Gonçalves. Na imagem acima está a igrejinha de Nossa Senhora da Saúde, padroeira da localidade.

Da casa do artesão Jasson Gonçalves, há uma vista privilegiada da serra do Humaitá. Nesse ponto marca 194 metros de altitude acima do nível do mar.  A vegetação é típica da caatinga, onde facilmente encontra-se cactos e pura vegetação arbustiva, onde a mais comum é a proliferação da jurema preta.

Cada obra do artesão Jasson Gonçalves surpreende com sua criatividade. O são Francisco feito de cimento é uma obra de arte que se pode colocar em qualquer jardim, em qualquer lugar setor de visitação. As artes do referendado artesão são surrealistas, vai  muito além da imaginação, da inspiração.

O município de Belo Monte fica no semiárido alagoano, as margens do rio São Francisco e tem duas famosas festas religiosas, Bom Jesus dos Navegantes ocorre no município no período de 29 de dezembro a 1 de janeiro e da Padroeira (Nossa Senhora do Bom Conselho), que é comemorada todos os anos no dia 2 de fevereiro.

Bença meu Padim! Com essa exclamação, vemos nessa obra do artesão Jasson, a verdadeira devoção e respeito ao padre Cícero Romão Batista, que para uma maioria é santo e para outros poucos incrédulos, apenas beato. É comum encontrarmos nos sertões nordestinos esse tipo de manifestação religiosa e popular.

Deseja ter uma obra dessa na sua casa?

Entre em contato com o artesão Jasson Gonçalves através do Instagram @jasson_artesao


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *