;

BLOGS

A construção civil e seus efeitos na sociedade

A construção civil no Brasil desde o segundo trimestre de 2013 teve uma queda considerável no PIB (produto interno bruto), onde segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a redução soma aproximadamente 14%. Os dados são de pesquisa do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon) que aponta a construção civil no Brasil como o setor da economia que apresentou maior queda em 2017.
O setor é um termômetro do desenvolvimento de qualquer localidade, pois quando uma comunidade prospera precisa de melhoria de infraestrutura, equipamentos públicos, ambientes de serviços privados, supermercados, lojas, farmácias, centros comerciais etc. A construção civil é o setor que coloca em prática as construções necessárias para este desenvolvimento. Uma das características da construção civil é o emprego de grande quantidade de mão de obra, onde apesar da queda devido à crise, emprega cerca de 6.7 milhões de trabalhadores com carteira assinada segundo Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor emprega também uma grande quantidade de trabalhadores com baixa escolaridade.
Apesar do momento de crise, vemos atualmente na cidade de Palmeira dos Índios a importância da construção civil para geração de emprego e renda em obras de empreendimentos privados do novo supermercado Unicompras, da loja Americanas, da distribuidora Hinode e nas obras públicas do Fórum, da conclusão do Brivaldo Medeiros, da construção da creche do conjunto Edval Gaia, da reforma da Praça da independência e praça São Pedro, onde estima-se cerca de 300 trabalhadores empregados nestas obras que representa cerca de R$ 450.000,00 circulando mensalmente no comércio local. Outro ponto positivo relacionado a construção civil é o incremento de renda nas lojas de materiais de construção e prestadores de serviços.
A construção civil deve ser um dos pilares da próxima gestão federal para que a característica da empregabilidade seja um mecanismo de geração de renda e desenvolvimento para nosso país. O país necessita de um investimento planejado em infraestrutura e em moradias.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *