;

BLOGS

Coluna IR Para Todos – Pergunte ao Calderon

Qual a multa de quem atrasar a entrega da declaração do IR?

Quem atrasar a entrega do IR terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

O Programa do IR já esta disponível para a entrega desde o dia 1º de Março e a entrega vai até o dia 31 de maio.

Qual o calendário de restituição do IR?

A restituição começará a ser paga no fim de maio. Assim como já ocorreu no ano passado, o calendário de restituição começará mais cedo, no fim de maio. O número de lotes também será menor, cinco ao todo, em vez de sete como ocorria até 2019.

O primeiro lote será pago em 31 de maio. Os demais lotes serão pagos nos dias 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

Isso significa que as pessoas que têm direito à restituição poderão receber o dinheiro mais depressa. Vale lembrar que a restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que entrega antes, recebe primeiro. Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.

Como faço para escolher entre o modelo simplificado ou completo na minha declaração de IR?

O programa de preenchimento da declaração mostra automaticamente ao contribuinte qual é a opção tributária mais vantajosa, se o modelo simplificado ou o completo.

No modelo simplificado, é aplicado um desconto padrão de 20%, até o limite de R$ 16.754,34. Já o modelo completo permite utilizar todas as deduções legais para reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição. Se for maior que o desconto padrão, sua opção será pelo completo.

Se você tiver dúvida, preencha todos os campos da declaração, todas as suas deduções, e veja no canto esquerdo da tela no seu IR qual o modelo mais adequado. No final, o programa informará a você qual é a opção mais vantajosa. E mesmo se você sem querer continuou com o modelo menos adequado, na hora da efetiva entrega do IR, o programa ainda te da mais um aviso final. Ou seja, dá para escapar dessa.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *