;

BLOGS

‘Cenas de um Casamento’: clássico do grande Bergman ganha releitura da HBO

Nos últimos anos, a HBO está empenhada em levar para seu público remakes e adaptações de obras consagradas e clássicas de outros formatos e períodos da história do cinema e da televisão. Após confirmar a produção de uma série baseada na franquia “The Last of Us”, da Naughty Dog, agora o canal, lançará um remake do clássico sueco “Cenas de um Casamento” (1973), do grande Ingmar Bergman (1918-2007).

Segundo informações apuradas pelo site ‘‘Omelete’’, dirigida por Hagai Levi (The Affair), a produção da HBO busca “examinar a minissérie de 1973, com seu retrato icônico de amor, ódio, desejo, monogamia e casamento por meio da perspectiva de um casal norte-americano moderno”. De quebra, o projeto ainda marca o reencontro entre Oscar Isaac e Jessica Chastain, que deram vida a um casal no filme ‘‘O Ano Mais Violento’’ (2014), de J. C. Chandor.

Oscar Isaac e Jessica Chastain na minissérie ‘Cenas de um Casamento’.

Ainda, segundo o ‘‘Omelete’’, em comparação com a minissérie de Bergman, Chastain (que substitui Michelle Williams, originalmente escalada para a adaptação) assume o papel originalmente interpretado por Liv Ullmann, enquanto Isaac encarnará o personagem previamente vivido por Erland Josephson (1923-2012). A trama original acompanhava um casamento que atravessava uma década, com rupturas, reconciliações e novas rupturas sendo registradas ao longo do caminho.

Um pouco sobre a obra original:

Escrita em seis semanas e filmada com um orçamento curtíssimo, a série televisiva “Cenas de um Casamento”, com cinco horas de duração divida em seis episódios, deixou as telas da TV sueca como um sucesso. Sem a pressão de ser um longa-metragem, ainda que posteriormente encurtada para lançamento nos cinemas, a produção firmada exclusivamente em diálogos simples sem quaisquer efeitos cinematográficos, com sua força tirada do texto e das atuações, revelou-se não só uma das obras máximas de Ingmar Bergman, mas o melhor trabalho de escrita do cineasta.

Erland Josephson e Liv Ullmann no filme ‘Cenas de um Casamento’.

A narrativa segue a rotina do privilegiado casal classe-média, Marianne (Liv Ullmann) e Johan (Erland Josephson). Ela, advogada, e ele, pesquisador, formam um casal moderno ideal. Contudo, a segurança supostamente inabalável da relação vem por água abaixo depois de Johan relevar estar apaixonado por uma mulher mais jovem e sair de casa. Com as certezas de ambos aniquiladas, o antigo casal tenta manter um relacionamento amigável diante da nova realidade, porém, a mesma força que os aproxima também os repele.

‘‘O filme é um dos mais influentes de Bergman, cineasta famoso por ter sido referência não só para cineastas como Richard Linklater – sua trilogia iniciada em “Antes do Amanhecer”, por exemplo, se inspirou bastante no telefilme de Bergman –, como também para movimentos cinematográficos importantes, como é o caso de “Monika e o Desejo”, que foi referência para a Nouvelle Vague francesa nos anos 60’’, frisa Matheus Fiore, do B9.

A minissérie estreia em setembro deste ano no canal HBO Max e no HBO. Confira o teaser aqui.

* A partir de informações do Cineset, B9 e Omelete.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *