BPA apreende 129 aves silvestres em operação no Agreste
Animais foram resgatados em feiras e propriedades nos municípios de Arapiraca e Craíbas.
Ascom PM-AL
Ações de fiscalização do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), resultaram na apreensão de 129 aves silvestres no Agreste alagoano, incluindo espécimes de canários-da-terra, galos-da-campina e papas-capim.
Os registros ocorreram no último domingo (1º), durante a 7ª fase da Operação Protetor dos Biomas, nos municípios de Arapiraca e Craíbas. Os animais eram mantidos irregularmente em gaiolas ou expostos à comercialização ilegal.
Em Arapiraca, na feira livre do Centro, 89 aves de diversas espécies foram encontradas expostas à venda. Ao perceberem a presença policial, os suspeitos se evadiram, deixando os animais no local.
Já no povoado Cangandu, zona rural de Arapiraca, uma fiscalização resultou na lavratura de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por manutenção irregular de animal silvestre em cativeiro e em um flagrante envolvendo posse de arma de fogo e manutenção de fauna silvestre sem autorização.
Em Craíbas, outras aves mantidas em gaiolas foram identificadas e recolhidas pela guarnição.
Todos os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Maceió, para adoção de procedimentos e cuidados necessários.