JUSTIÇA ELEITORAL

Em Arapiraca, mesários que atuarão na “Seção +Q Inclusiva” participam de treinamento

Publicado em 25/08/2026 às 15:13
Em Arapiraca, mesários que atuarão na “Seção +Q Inclusiva” participam de treinamento

Na manhã desta terça-feira (25), mesários e mesárias que atuarão na “Seção +Q Inclusiva” em Arapiraca participaram de um treinamento. O projeto do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) lançado em 2024, objetiva dar protagonismo às pessoas com deficiência atuando, no dia da eleição, como integrantes das mesas receptoras de votos.

O treinamento aconteceu no Fórum Eleitoral de Arapiraca e reuniu, além dos mesários e mesárias com deficiência, coordenadores de acessibilidade e pessoas que trabalham na Justiça Eleitoral. É a primeira vez que o projeto ocorrerá no município, com uma seção eleitoral no Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

O momento foi coordenado pela servidora Fabiana Tenório, assessora de acessibilidade, inclusão e sustentabilidade do TRE de Alagoas. O chefe de cartório da 22ª Zona Eleitoral, José Alberto Andrade, também participou da capacitação.

“Este primeiro momento do projeto é importante para que haja a integração entre os mesários com deficiência e o mais antigos, tirando dúvidas e orientando sobre situações peculiares que acontecem no dia da votação. Todos ainda passarão pelo treinamento de mesários promovido pelo cartório eleitoral, para que não reste nenhuma dúvida sobre suas atuações”, explicou Fabiana Tenório.

Galeria de fotos