ELEIÇÕES

Alagoas registra 275 pedidos de candidatura para as Eleições 2026

Publicado em 15/08/2026 às 19:27
TRE-AL

Com o encerramento do prazo para registro de candidaturas, às 19h deste sábado (15), Alagoas contabilizou 275 pedidos para a disputa das Eleições Gerais de 2026. Os dados estão disponíveis no sistema DivulgaCandContas, da Justiça Eleitoral.

Do total registrado no Estado, são 4 candidaturas para governador e 4 para vice-governador. Para o Senado Federal, foram apresentados 7 pedidos de candidatura, acompanhados de 7 candidatos a primeiro suplente e 7 a segundo suplente. As eleições proporcionais concentram a maior quantidade de registros: são 108 candidaturas a deputado federal e 138 a deputado estadual.

O prazo para apresentação dos registros terminou neste sábado. A partir de agora, a Justiça Eleitoral analisa cada pedido para verificar o cumprimento dos requisitos legais, incluindo as condições de elegibilidade e a documentação apresentada pelas candidatas e pelos candidatos.

O pedido de registro é uma etapa necessária para concorrer às eleições. Por isso, a apresentação da candidatura não significa que ela já tenha sido definitivamente aprovada pela Justiça Eleitoral. Durante a análise, os pedidos podem ser deferidos ou indeferidos, conforme cada caso.

A situação das candidaturas e outras informações, como dados declarados pelos candidatos e prestações de contas de campanha, podem ser acompanhadas no DivulgaCandContas, sistema mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com o encerramento dos registros, o calendário eleitoral entra em uma nova fase. A partir deste domingo (16), candidatas e candidatos estão autorizados a realizar propaganda eleitoral, inclusive na internet, observadas as regras estabelecidas pela legislação para as Eleições 2026.