UTILIDADE PÚBLICA

Unidade Trapiche do Hemoal Maceió suspende funcionamento nesta sexta-feira e sábado (15) para manutenção

Voluntários podem doar sangue normalmente na Unidade Via Expressa, que funciona ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas, das 7h às 18h

Publicado em 13/08/2026 às 12:36

A Unidade Trapiche do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), passará por manutenção técnica nesta sexta-feira (14) e sábado (15) e, com isso, o funcionamento estará suspenso. Os voluntários que desejarem se candidatar à doação voluntária de sangue nestes dois dias poderão comparecer à Unidade Via Expressa, situada ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), que funciona das 7h às 18h.

Com relação aos pacientes hematológicos que têm consultas eletivas agendadas para esta sexta-feira (14), o Núcleo de Hematologia irá reagendá-las e todos serão devidamente informados sobre as novas datas. A comunicação sobre a nova data da consulta será feita pelo Serviço Social, por meio de contato telefônico e whatsapp.

“Para continuarmos prestando assistência qualificada e eficiente, se faz necessário realizarmos manutenções preventivas periódicas, sempre de forma planejada, para que possamos funcionar de acordo com a legislação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Pedimos desculpas aos doadores de sangue e aos pacientes, mas estamos trabalhando para minimizarmos os transtornos aos nossos usuários”, destaca a diretora do Hemoal, Verônica Guedes.

Critérios para Doar Sangue


As pessoas interessadas em doar sangue devem ter boa saúde, no mínimo 16 anos de idade e 50 quilos ou mais. É necessário, também, apresentar um documento de identificação oficial e original com foto ou mostrar um documento digital pelo aplicativo e-Gov.

No caso das pessoas que se infectaram com o vírus da hepatite após os 11 anos de idade, a proibição de doar sangue é permanente. A proibição atinge os voluntários acometidos por HIV, sífilis e doença de Chagas.

Com relação ao voluntário que fez tatuagem, maquiagem definitiva ou micropigmentação, inclusive àquele que colocou piercing, a proibição de doar sangue ocorre por quatro meses. Quanto ao doador que estiver gripado, com Influenza ou Covid-19, é necessário aguardar 10 dias após o fim dos sintomas para se candidatar à doação voluntária de sangue.