CULTURA

Afospal leva o Projeto “Cultura Viva Alagoas: Tecendo Redes e Fortalecendo Identidades” para o litoral norte de Alagoas

Unindo saberes tradicionais e educação formal, iniciativa chega a Japaratinga nos dias 12 e 13 de agosto

Por Assessoria Publicado em 10/08/2026 às 15:51
Afospal leva o Projeto “Cultura Viva Alagoas: Tecendo Redes e Fortalecendo Identidades” para o litoral norte de Alagoas

Fortalecer os saberes tradicionais dos mestres da cultura, disseminá-los e aproximá-los da educação formal é, sobretudo, uma forma de preservar esse notório patrimônio. Pensando nisso, a Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal) vai levar o projeto “Cultura Viva Alagoas: Tecendo Redes e Fortalecendo Identidades” a diversas cidades alagoanas. Nos dias 12 e 13 de agosto, Japaratinga será a segunda cidade a receber a iniciativa.

Uma rica programação de atividades formativas e de capacitação, todas gratuitas, foi montada com o objetivo de ampliar e fortalecer a atuação de representantes de pontos de cultura, lideranças comunitárias, jovens e estudantes, entre outros públicos. As atividades acontecerão a partir das 8h na Escola Estadual Dom Eliseu - Rua Maria das Mercês, 226, Centro (Rua do Campo).

“O projeto Cultura Viva Alagoas propõe uma intensa e concentrada carga de ações nesses dois dias, permitindo maior impacto e efetividade nas comunidades. Será assim em Japaratinga, e em outras cidades e regiões que também serão contempladas pelo projeto, por isso gostaria de convidar todos os representantes de pontos de cultura para se fazerem presentes nesse momento de fortalecimento das culturas populares e seus representantes”, destaca Ivan Barsand, presidente da Asfopal.

Para fortalecer ainda mais os fazedores de cultura de Japaratinga e da região do Litoral Norte de Alagoas, a atividade Oficina de Gestão Cultural e Projetos, ministrada pela especialista em projetos Whytna Cavalcante, tem como conteúdo: gestão de projetos culturais, captação de recursos e elaboração de planos de trabalho, capacitação essa, que vem para capacitar esses fazedores de cultura a escreverem seus projetos e como seguir nessa grande oferta de editais culturais e assim terem um aporte financeiro para realização de suas atividades, fortalecendo a cena cultural e movimentando a economia, com geração de empregos e etc.

Outra atividade de extrema importância será a Palestra sobre Integração de Saberes Tradicionais e Educação Formal com o Prof. antirracista me.Jadiel Ferreira, que fará a ligação entre essas duas “instâncias” para que a cutura popular seja pensada no ambiente escolar e como ela pode ser uma ferramenta de transformação, assim como o próprio professor aplica tais práticas no seu dia a dia no ambito da educação pública do Estado de Alagoas, área onde atua.

“Será de fato um momento muito rico, onde o saber tradicional e o formal darão as mãos para construir uma realidade mais próspera e radiante, preservando e fortalecendo esse notório saber e patrimônio, sem soltar a mão do saber formal, essa é uma das missões do Projeto “Cultura Viva Alagoas: Tecendo Redes e Fortalecendo Identidades”, Finaliza Barssand.

O projeto é fruto do Chamamento Público Nº 02/2025 – Rede Estadual de Pontões de Cultura de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult-AL), no âmbito da Política Nacional de Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014). Tem como objetivo promover, articular e fortalecer as redes culturais em todas as regiões do estado, com foco na valorização das culturas populares, tradicionais e contemporâneas, integrando Pontos de Cultura, grupos comunitários, mestres e mestras da cultura popular e instituições públicas de ensino. Santana do Ipanema é o primeiro município contemplado na região do sertão.

As inscrições para as atividades poderão ser feitas presencialmente no local. Confira a programação completa:

Dia 12


· 8h -Recepção/ Capacitação
· 8:30h. Apresentação dos Projeto – Palestrante: Whytna Cavalcante
· Dinâmica de Integração com Agentes Culturais locais
· 12h. Intervalo para almoço
· 13h.Continuidade das Palestras

Dia 13


· Das 8 às 12h. Palestra sobre Integração de Saberes Tradicionais e Educação Formal – Palestrante Prof. Jadiel
· 12h. Intervalo para almoço
· Das 14às 16h. Encontro de Articulações de Redes e Comitê Gestor – Palestrante: Whytna Cavalcante
· Proposta da Rede Estadual de Pontos de Cultura, Eleição/indicação de representantes para comitê gestor local, Discussão de ações conjuntas e intercâmbios
· Entrega de Certificados

Galeria de fotos