Ações educativas marcam programação do Dia Mundial da Prevenção de Afogamentos
Evento faz parte da campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático
Uma série de ações de conscientização marcará a programação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas alusiva ao Dia Mundial da Prevenção de Afogamentos celebrado neste sábado (25). O evento faz parte da campanha nacional promovida pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). Em Alagoas, as ações incluem um treinamento voltado à segurança em ambientes aquáticos.
O Workshop de Emergências Aquáticas: Prevenção, Resgate e Primeiros Socorros acontece na sede do Batalhão de Salvamento Aquático, localizada no bairro da Pajuçara, em Maceió. A capacitação é gratuita e aberta ao público, com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre prevenção de afogamentos, técnicas de resgate e primeiros socorros.
Durante o workshop serão abordados temas como introdução ao afogamento, riscos em praias, rios e piscinas, cadeia de sobrevivência, prevenção de afogamentos, reconhecimento de uma situação de afogamento, sinalização gestual para pedido de socorro, técnicas de salvamento, transporte para local seco e suporte básico de vida, demonstrando que pequenas atitudes e cuidados no contato com a água podem fazer a diferença, evitar acidentes e salvar vidas.
Dia Mundial da Prevenção do Afogamento
O Dia Mundial da Prevenção ao Afogamento (World Drowning Prevention Day) foi instituído oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é celebrado anualmente em 25 de julho. A data reconhece o afogamento como uma causa de morte evitável e incentiva os estados-membros a desenvolverem programas de prevenção alinhados às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A data tem como objetivo ampliar o conhecimento da população sobre os riscos relacionados à água, além de incentivar a adoção de medidas preventivas e a atuação coordenada entre governos, instituições e sociedade para reduzir o número de mortes causadas por esse tipo de acidente.
A Sobrasa promove a campanha em todo o país com o tema “Todo mundo pode se afogar. Ninguém deveria”. Segundo a instituição, a cada 90 minutos um brasileiro morre afogado, o que demonstra a necessidade da campanha, que conta com a mobilização de empresas, instituições e voluntários.
Entre as principais medidas de prevenção estão a instalação de barreiras de proteção, supervisão de crianças próximas à água, o ensino de habilidades de natação, capacitação para resgate e reanimação cardiopulmonar (RCP), regulamentação da navegação e adoção de ações de gerenciamento de riscos de enchentes.