CULTURA

Fios e Tecidos apresenta minidocumentário e anuncia novos projetos para artesanato em Alagoas

O lançamento ocorreu no Cine Arte Pajuçara e destaca a união entre tradição e moda.

Por Agência Alagoas Publicado em 03/07/2026 às 16:58
Minidocumentário do projeto Fios e Tecidos destaca o artesanato e novas iniciativas em Alagoas. Julyan Bomfim / Ascom Serfi

O projeto Fios e Tecidos evoluiu para mais uma etapa na valorização do artesanato alagoano com a estreia de um minidocumentário, realizada nesta sexta-feira (3), no Cine Arte Pajuçara, em Maceió. A produção oferece um olhar sobre os bastidores da criação de uma coleção inédita, elaborada por artesãs e estilistas do estado, enfatizando o processo criativo e a integração entre tradição, identidade cultural e moda contemporânea.

Idealizado pela secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, e desenvolvido pelo Programa Alagoas Feita à Mão, em parceria entre a Seplag e a Secretaria de Estado de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), o projeto uniu profissionais da moda e artesãs de várias regiões de Alagoas, resultando em uma coleção com nove looks que utilizam técnicas tradicionais, como filé, richelieu, caseado, rendendê, renda de bilro, boa-noite, ponto livre, singeleza e crochê.

Novas iniciativas

Durante o evento de lançamento, Paula Dantas mencionou que o projeto Fios e Tecidos serviu de catalisador para o desenvolvimento de novos projetos voltados à valorização da economia criativa. “O Fios e Tecidos inspirou outros dois projetos que estamos planejando para este ano. Este foi um projeto piloto e, a partir dele, surgem novas iniciativas”, comentou.

Entre as novas ações está um projeto que reunirá 15 arquitetos e designers com 15 artesãos alagoanos para a criação de peças voltadas ao design de interiores e mobiliário. Outra iniciativa será implementada nos municípios de Batalha e União dos Palmares, focada na confecção de vestuário inspirado nas identidades culturais de cada região.

O legado do projeto Fios e Tecidos

A secretária executiva da Serfi, Júlia Caroá, ressaltou que o documentário amplia o alcance do projeto e que ele terá continuidade. “Esse minidocumentário permitirá que mais pessoas conheçam essa experiência. O retorno das artesãs sobre as oportunidades e conhecimentos que elas adquiriram é muito gratificante. O projeto ainda não acabou. Publicaremos um livro e esperamos que novas edições proporcionem essa experiência a outros grupos”, afirmou.

Representando o grupo Tecelãs, a artesã Anita Rocha destacou o reconhecimento proporcionado pela iniciativa. “Foi uma experiência enriquecedora para todas nós. Ver nosso trabalho registrado em um documentário e perceber que somos capazes de construir peças belíssimas ao lado de grandes estilistas fortalece nossa autoestima e também a cultura do nosso estado”, comentou.

A artesã Edineuza, do grupo Amor Caseado, também manifestou sua alegria com os resultados do projeto. “A chegada desse projeto foi como tirar um sonho de uma caixinha que estava guardada há muito tempo. Depois da primeira peça produzida, muitos caminhos começaram a se abrir para nós”, disse.

Além do minidocumentário, o Fios e Tecidos seguirá com a publicação de um livro e o desenvolvimento de novas iniciativas focadas no fortalecimento do artesanato alagoano.