Educação de Alagoas reduz evasão e amplia permanência de estudantes no ensino médio
A escola tem permanecido no caminho dos jovens alagoanos. Os dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, 26 de junho, mostram que Alagoas reduziu de forma significativa os índices de abandono, reprovação e distorção idade-série no ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025.
Na prática, isso significa que mais estudantes estão conseguindo permanecer na sala de aula, avançar ao longo das séries e concluir a educação básica na idade prevista.
Nesse período, a taxa de abandono escolar caiu de 7,5% para 1,4%. A reprovação passou de 7,6% para 2,7%, enquanto a distorção idade-série, indicador que mede o percentual de estudantes com atraso escolar, recuou de 30,5% para 21,6%.
Permanência construída dentro e fora da sala de aula
A política de permanência desenvolvida em Alagoas reúne iniciativas que atuam em diferentes frentes. Enquanto programas de assistência educacional financeira contribuem para reduzir a evasão escolar, ações pedagógicas buscam recuperar aprendizagens, fortalecer o vínculo dos estudantes com a escola e ampliar suas perspectivas de futuro.
Entre essas iniciativas, está o Cartão Escola 10, benefício concedido aos estudantes da rede estadual que mantêm frequência superior a 90%. O programa garante auxílio mensal de R$100 para alunos do ensino regular e R$150 para estudantes das escolas de tempo integral, além de um incentivo de R$2 mil para quem conclui o ensino médio.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, os efeitos dessas políticas já podem ser percebidos no cotidiano das escolas.
"As políticas de assistência educacional financeira têm apoiado demais a permanência do aluno. Independentemente do que se diga, essa assistência tem trazido o estudante para a escola."
Acompanhamento individual fortalece a aprendizagem
É nesse contexto que o Programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida se tornou uma das principais estratégias da rede estadual. Instituído como política permanente da educação alagoana, o programa surgiu durante a pandemia para enfrentar as perdas de aprendizagem e hoje atua acompanhando cada turma por meio de um professor mentor, responsável por orientar os estudantes, desenvolver projetos de pesquisa, incentivar a construção do projeto de vida e monitorar o desempenho escolar.
A iniciativa também conta com estudantes monitores, que auxiliam nas atividades e estimulam o engajamento dos colegas, fortalecendo o protagonismo juvenil dentro da escola. Ricardo Lisboa explica que a proposta vai além da recuperação de conteúdos.
"O Professor Mentor caminha junto das políticas de assistência educacional financeira. Hoje, temos uma escola muito mais acolhedora, mais próxima do estudante e comprometida para que ele permaneça na escola e permaneça para aprender."
Foca no Enem
As mudanças também aparecem na relação dos jovens com o ensino superior, graças a mais um dos programas da rede estadual de ensino, o Foca no Enem. Criado em 2022 com o objetivo de preparar os estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e facilitar o ingresso no ensino superior, o projeto já mudou a vida de diversos jovens.
Para Ricardo Lisboa, o crescimento das inscrições revela uma transformação na maneira como os estudantes enxergam suas possibilidades.
"Quando começamos o Foca no Enem, muitos alunos diziam que não fariam a prova porque acreditavam que não conseguiriam passar. Hoje, eles se inscrevem muito mais porque passaram a acreditar que podem concluir o ensino médio com sucesso e chegar à universidade."
Investimentos que ampliam oportunidades
Os avanços nos indicadores também acompanham os investimentos realizados pelo Governo de Alagoas na ampliação da rede estadual. Nos últimos anos, novas unidades de ensino vêm sendo entregues dentro do programa Escola do Coração, ampliando a oferta de ensino integral e proporcionando ambientes mais modernos, acessíveis e preparados para atender às diferentes realidades dos estudantes.
As unidades contam com laboratórios, bibliotecas, ginásios poliesportivos e espaços voltados ao desenvolvimento acadêmico, cultural e esportivo. A expansão da infraestrutura se soma ao crescimento da educação profissional, que passa a oferecer mais cursos técnicos integrados ao ensino médio, aproximando a formação escolar das demandas do mundo do trabalho e dos projetos de vida dos estudantes.
Os indicadores do Censo Escolar mostram uma mudança que vai além dos números. Mais jovens permanecem na escola, avançam de série sem interrupções e concluem o ensino médio na idade adequada. Ao reduzir a evasão e criar condições para que os estudantes permaneçam aprendendo, Alagoas fortalece uma rede pública que amplia oportunidades e transforma trajetórias por meio da educação.