IGUALDADE RACIAL

Alagoas terá sessão pública para debater plano estadual contra o racismo

Encontro será realizado em 26 de junho, às 10h, na Assembleia Legislativa, com participação do poder público e da sociedade civil

Por Agência Alagoas Publicado em 23/06/2026 às 12:11
Sessão pública vai debater plano de promoção da igualdade racial em Alagoas Ascom Sedh

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos (Sedh) e da Superintendência de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR), realizará no dia 26 de junho, às 10h, uma sessão pública para apresentar e debater o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas.

O encontro acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e reunirá representantes do poder público, universidades, conselhos, movimentos sociais, pesquisadores, lideranças comunitárias e sociedade civil.

A atividade faz parte do processo de elaboração do plano estadual, iniciativa voltada à definição de diretrizes, metas e estratégias para ampliar as políticas públicas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial em Alagoas.

Dentro desse processo, já foram realizadas audiências públicas nos municípios de Arapiraca e Carneiros, com a presença de representantes de comunidades quilombolas, povos tradicionais, movimentos sociais, lideranças comunitárias e gestores públicos. A etapa na Assembleia Legislativa será mais um momento de ampliação do debate e de consolidação de contribuições para subsidiar a versão final do documento.

“Estamos construindo um marco para a promoção da igualdade racial em Alagoas. O Plano Estadual nasce do diálogo com a sociedade e será fundamental para orientar políticas públicas de enfrentamento ao racismo e garantia de direitos”, destacou a superintendente de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial, Manuela Lourenço.

O documento tem como finalidade orientar ações governamentais de forma integrada e transversal, com ampliação do acesso a direitos e oportunidades. Entre os eixos previstos estão educação, saúde, cultura, segurança pública, geração de renda, acesso à terra, valorização das tradições culturais afro-brasileiras e enfrentamento à intolerância religiosa.

A elaboração do plano reconhece a necessidade de enfrentar desigualdades raciais históricas e consolidar políticas públicas voltadas à população negra, aos povos quilombolas, às comunidades tradicionais de terreiro e a demais grupos vulnerabilizados, contribuindo para a promoção da justiça social e da cidadania em todo o estado.

Serviço

Evento: Sessão Pública de Apresentação do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Alagoas

Data: 26 de junho de 2026

Horário: 10h

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE)