Seduc seleciona 200 alunos para intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra
Inscrições para a 4ª edição do Daqui Pra o Mundo seguem de 22 de junho a 1º de julho de 2026, pela internet
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) está com inscrições abertas para a 4ª edição do Programa Daqui Pra o Mundo, iniciativa que oferece aos estudantes da rede pública estadual a oportunidade de participar de uma experiência internacional de intercâmbio educacional.
Nesta edição, serão selecionados 200 estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio para uma tradição de quatro semanas na Inglaterra, com foco no aperfeiçoamento da língua inglesa, no desenvolvimento acadêmico e na ampliação de vivências culturais.
As inscrições podem ser realizadas entre os dias 22 de junho e 1º de julho de 2026, exclusivamente pelo endereço eletrônico selecao.educacao.al.gov.br .
O programa é uma política pública do Governo de Alagoas, instituída pela Lei nº 8.783/2022, e tem como objetivo fortalecer o protagonismo juvenil, ampliar oportunidades educacionais e proporcionar aos estudantes da rede estadual experiências que contribuam para a formação pessoal, acadêmica e profissional.
Ao longo das edições, o Daqui Pra o Mundo tem se consolidado como uma das principais iniciativas de internacionalização da educação pública brasileira, possibilitando que jovens alagoanos tenham acesso a novos ambientes de aprendizagem, desenvolvam competências linguísticas e culturais e ampliem sua visão de mundo.
Quem pode participar?
Podem participar do processo seletivo estudantil regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública estadual, com idade mínima de 16 anos na data da viagem e frequência escolar mínima de 80%.
Também é necessário não ter sido reprovado nos anos letivos de 2024 e 2025 e possuir média mínima de 8,0 nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa no primeiro semestre de 2026.
Outro requisito é não ter participado das edições anteriores do programa. Os candidatos deverão ainda permanecer matriculados e frequentar regularmente as aulas da rede estadual durante todo o período anterior à viagem.
Como fazer uma?
Os estudantes interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site selecao.educacao.al.gov.br , entre os dias 22 de junho e 1º de julho. Para participar, é preciso preencher corretamente o formulário eletrônico com os dados do estudante e fixação, em formato PDF, toda a documentação relevante no edital.
Entre os documentos obrigatórios estão RG atualizado, CPF, declaração de matrícula com frequência mínima de 80%, declaração que comprove aprovação nos anos letivos de 2024 e 2025 e, no caso de menores de idade, termo de autorização assinado pelo responsável legal.
Antes de finalizar a inscrição, o candidato deverá verificar todas as informações inseridas no sistema. A inscrição só será efetivada após a solicitação do comprovante, que deverá ser salvo pelo estudante para acompanhamento das próximas etapas.
A Seduc reforça que o envio de documentos incompletos, ilegíveis ou com informações incorretas poderá resultar na eliminação do candidato durante a fase de análise documental.
Após o encerramento do período de inscrições, a secretaria iniciará a verificação da documentação enviada. Os alunos que atenderem a todos os requisitos seguirão para a segunda etapa do processo seletivo, composta pela prova de proficiência em Língua Inglesa.
Etapas do processo
O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira é a análise documental, de caráter eliminatório, na qual serão selecionados os requisitos estabelecidos no edital e a documentação apresentada pelos candidatos.
A segunda etapa será uma prova de proficiência em Língua Inglesa, também de caráter eliminatório e classificatório.
A avaliação terá 40 questões objetivas baseadas nos níveis A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) e no Referencial Curricular de Alagoas (ReCAL). Para ser habilitado, o estudante deverá atingir pelo menos 70% de acertos na prova.
As 2.000 vagas serão distribuídas entre as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs) do estado, respeitando a proporção de estudantes matriculados no ensino médio em cada região. Caso haja vagas remanescentes em alguma gestão, elas poderão ser redistribuídas para regiões com maior demanda.
suporte, boneco e conhecimento
Os estudantes selecionados terão todas as despesas do intercâmbio custeadas pelo programa. O benefício inclui passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem, acompanhamento de professores monitores da rede estadual, suporte pedagógico e uma bolsa de auxílio no valor total de R$ 3.600, pagamento em quatro parcelas semanais durante a permanência no exterior.
Durante o intercâmbio, os estudantes frequentarão instituições de ensino credenciadas pelo British Council, onde participarão de atividades de diversidade linguística e cultural.
Os intercambistas terão a oportunidade de conhecer novos métodos de ensino, desenvolver autonomia, fortalecer habilidades socioemocionais e vivenciar experiências que contribuam para sua formação cidadã.
Cronômetro
O cronograma prevê a divulgação da lista dos candidatos habilitados para a segunda etapa em 6 de julho, a aplicação da prova de proficiência em 25 de julho e a publicação do resultado final dos classificados em 17 de agosto.
A viagem está prevista para ocorrer até o final do segundo semestre de 2026.