Garantia-Safra libera quase R$ 32 milhões para agricultores em Alagoas
Mais de 26 mil produtores de 34 municípios alagoanos receberam o benefício referente à safra 2024/2025
Mais de 26 mil agricultores alagoanos receberam, este ano, o Garantia-Safra 2024/2025. O seguro destinou quase R$ 32 milhões à economia de 34 municípios de Alagoas. De acordo com os dados divulgados no jornal Gazeta Rural, nos dias 20 e 21 de junho, este foi o segundo maior valor liberado na série histórica, atrás apenas da safra 2011/2012, quando a estimativa vários elevou o número de parcelas pagas aos produtores em um mesmo ano agrícola.
Os pagamentos foram feitos em março, com a liberação de parcelas únicas no valor de R$ 1.200,00 para agricultores que fizeram adesão em 31 municípios. O último lote, que ainda estava em análise, foi autorizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o município de Traipu, beneficiando mais de 1.500 agricultores.
O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Marcelo Melo, informou que o Governo de Alagoas aportou mais de R$ 4 milhões para a adesão estadual ao Fundo do Garantia-Safra. O fundo também recebe recursos dos municípios, da União e dos próprios agricultores.
“Esse valor se multiplica quando os produtores recebem e injetam no próprio município, movimentando a economia local. Este ano, agricultores de 31 municípios receberam seu seguro no mês de março, quando também realizamos as entregas de sementes de milho e feijão do programa Planta Alagoas. Então, eles conseguem investir na sua própria produção, além de receber o insumo de forma gratuita pelo Governo do Estado, garantindo o plantio e a colheita no tempo certo”, informou Marcelo Melo.
Em Alagoas, os municípios que tiveram perdas no plantio comprovado por estiagem ou excesso de chuvas na safra 2024/2025 foram Água Branca, Batalha, Belém, Belo Monte, Cacimbinhas, Canapi, Carneiros, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Girau do Ponciano, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro, Maravilha, Mata Grande, Minador do Negrão, Monteirópolis, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piaçabuçu, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Traipu.
O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), vinculada ao MDA. O programa prevê o pagamento de benefícios aos agricultores que tiveram perdas comprovadas em seus municípios por escassez ou excesso de chuvas.
Os agricultores que estiverem com problemas no NIS (Número de Identificação Social) deverão procurar a Rede CAF, local onde fizeram a adesão ao programa, para regularizar a situação.
Já os agricultores que aderiram ao Garantia-Safra 2024/2025 e tiveram o benefício bloqueado em municípios com pagamentos já autorizados deverão buscar a regularização no serviço “Solicitar Requerimento de Defesa após bloqueio do Benefício Garantia-Safra”, na plataforma Gov.br.